Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084839
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, S. P. da
MELO, J. C. R.
GUEDES, F. L.
DUTRA, M. de S.
SOUSA, Y. H. L. de
BOMFIM, M. A. D.
Additional Information: Sabrina Peres da Silva, Graduação - Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE, Brasil
Mikaelle de Sousa Dutra
Yanna Helena Lima de Sousa
MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC.
John Clay Rodrigues Melo, Pós-graduação - UVA - Sobral, CE, Brasil
FERNANDO LISBOA GUEDES, CNPC
Title: Análise bromatológica do feijão guandu para predição da composição química para o uso nos modelos de calibração do NIRS.
Publisher: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA CAPRINOS E OVINOS, 6., 2017, Sobral. Anais... Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2017. p. 31-32.
Language: pt_BR
Keywords: Acessos
NIR
Alternative feedstuff
Composição bromatológica
Infrared spectrophotometry.
Feed legumes
Description: O feijão guandu (Cajanus cajan) caracteriza-se como leguminosa de porte arbustivo com boa adaptabilidade em solos de baixa fertilidade, perene e com boa produção de massa vegetal. O uso do feijão guandu pode ser amplo, como adubação verde e em consórcios com pastagens de gramíneas, compondo a dieta dos animais em diferentes formas: combinado com fenos ou silagens, para aumentar o valor proteico, como banco de proteína, e por fim, como na alimentação humana (grãos secos ou verdes, e em vagens). Para explorar o potencial do feijão guandu relacionado às suas características nutricionais aos teores proteicos para uso na alimentação animal, faz-se necessário conhecer adequadamente sua composição bromatológica. Portanto, a adoção de metodologias para análise rápida pode ajudar a orientar os produtores sobre a utilização dessa forrageira na dieta de ruminantes. Este trabalho teve como objetivo determinar a composição bromatológica do feijão guandu no intuito de ampliar o serviço de assessoramento nutricional (AssessoNutri), bem como amparar o programa de melhoramento genético da espécie. A análise química bromatológica mostrou que o feijão guandu apresenta composição nutricional favorável para ser utilizado na alimentação animal, representando uma alternativa para a obtenção de alimentos de boa qualidade e redução de custos com colheita e armazenamento de forragem no período de entressafra.
Thesagro: Nutrição animal
Alimento para animal
Leguminosa forrageira
Cajanus cajan
Alimento alternativo
NAL Thesaurus: Animal nutrition
Animal feeding
Feed composition.
Data Created: 2018-01-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC2017Analisebromatologica.pdf48,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace