Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, A. G. F.
dc.contributor.authorSILVA, A. F. da
dc.contributor.authorKARAM, D.
dc.contributor.authorADEGAS, F. S.
dc.contributor.authorSILVA, W. T. da
dc.contributor.authorPERINA, F. J.
dc.contributor.authorCARDOSO, G. D.
dc.contributor.authorTERRA, M. A.
dc.contributor.authorVALE, L. S. do
dc.contributor.authorMELO, N. M. da C.
dc.date.accessioned2018-01-11T23:38:03Z-
dc.date.available2018-01-11T23:38:03Z-
dc.date.created2018-01-10
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084962-
dc.descriptionA percepção da resistência a herbicidas envolve os relatos de casos de controle químico insatisfatório para doses e produtos recomendados para determinadas espécies de plantas daninhas. O levantamento dessas informações é importante para o monitoramento e confirmação dos casos de biótipos de plantas resistentes, favorecendo a elaboração de estratégias que reduzam o impacto e a disseminação desse problema, principalmente em importantes regiões produtoras de grãos e fibras, onde herbicidas como o glyphosate são intensamente utilizados. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento da percepção da ocorrência de biótipos resistentes a glyphosate nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O monitoramento foi realizado durante as safras de 2015/16 e 2016/17, através de questionários enviados por e-mail, entrevistas in loco e contatos telefônicos junto ao setor produtivo. Os municípios com casos de suspeitas de resistência ao glyphosate foram georeferenciados e marcados no mapa do Brasil utilizando o programa QGIS (versão 2.18.3). Foi possível constatar casos de biótipos com suspeita de resistência ao glyphosate em 21 localidades do Mato Grosso, 16 no Maranhão, 8 na Bahia, 13 em Tocantins e 3 no Piauí. Foi relatada a espécie de caruru Amaranthus palmeri com suspeita de resistência no estado do Mato Grosso. As espécies com maior distribuição de casos de suspeita de resistência ao glyphosate corresponderam a capim-amargoso (Digitaria insularis), buva (Conyza spp.) e capim-pé-de-galinha (Eleusine indica).
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanta daninha
dc.subjectGlifosato
dc.subjectCapim-amargoso
dc.subjectCapim-pé-de-galinhapt_BR
dc.titleLevantamento da percepção de plantas daninhas resistentes ao Glyphosate nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-12-05T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroHerbicida
riaa.ainfo.id1084962
riaa.ainfo.lastupdate2018-12-05 -02:00:00
dc.contributor.institutionAUGUSTO GUERREIRO FONTOURA COSTA, CNPA; ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, CNPMS; DECIO KARAM, CNPMS; FERNANDO STORNIOLO ADEGAS, CNPSO; WILTON TAVARES da SILVA, UFSJ; FABIANO JOSE PERINA, CNPA; GLEIBSON DIONIZIO CARDOSO, CNPA; MARCELO ALVES TERRA, IFTO; LEANDRO SILVA do VALE, UEMA - Universidade Estadual do Maranhão; NADJA MARIA da COSTA MELO, UEPB.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levantamentoplantasdaninhas.pdf109.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace