Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084968
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ASSALIN, M. R.
QUEIROZ, S. C. do N. de
MATTOS, M. L. T.
Additional Information: MARCIA REGINA ASSALIN, CNPMA; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA; MARIA LAURA TURINO MATTOS, CPACT.
Title: Determinação de residuos de pesticidas em solo de lavouras de arroz irrigado por meio de extração assistida por ultrassom e LC QqTOF MS.
Publisher: In: CONGRESO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE GESTIÓN DE CALIDAD EN LABORATORIOS, 8., 2016, Espanha. Comunicaciones... [S.l.: s.n.], 2017.
Pages: p. 1-3
Language: pt_BR
Keywords: Extração assistida por ultrassom.
Description: Um método previamente desenvolvido para a determinação de resíduos dos herbicidas imazetapir e imazapique em solo decorrentes do cultivo de arroz irrigado pelo sistema de produção Clearfiled® foi aplicado e validado para a determinação de carboxim, imazapir, imidaclopride e tiodicarbe, também utilizados no cultivo de arroz irrigado. Foi aplicada a extração assistida por ultrassom, utilizando uma mistura de metanol e água com pH modificado e determinação por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplado ao espectrômetro de massas tipo Quadrupolo ? Tempo de Vôo - UPLC?ESI-QqTOF. O método apresentou-se adequado para a determinação dos herbicidas estudados, com exceção do herbicida Tiodicarbe, cujos resultados podem ser considerados apenas qualitativos, já que não atendeu a todos os parâmetros da validação. O limite de detecção (LD) e quantificação (LQ) foram estabelecidos em 1,67?g Kg-1 e 5,00?g Kg-1. Todos os coeficientes de determinação (r) obtidos foram maiores ou iguais a 0,99. A precisão do método foi determinada através do estudo de repetitividade e precisão intermediaria. Os estudos de recuperação foram realizados em dois níveis e em dois dias diferentes. As médias de recuperação para os dois níveis de fortificação ficaram compreendidas entre 85 e 120% e os coeficientes de variação (CV) < 11%.
Thesagro: Herbicida
Resíduo
Resíduo químico
Solo
Arroz inundado
Análise química
Cromatografia
Espectrometria
Arroz Irrigado.
NAL Thesaurus: Liquid chromatography
Mass spectrometry
pesticide residues.
Data Created: 2018-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017AA36.pdf937,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace