Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVALE, D. G.
dc.contributor.authorSILVA, O. R. R. F.
dc.contributor.authorCARTAXO, W. V.
dc.contributor.authorSOFIATTI, V.
dc.contributor.authorGUIMARAES, F. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. dos S.
dc.contributor.authorCARDOSO, G. D.
dc.contributor.authorSILVA, J. C. A. da
dc.date.accessioned2018-01-11T23:41:38Z-
dc.date.available2018-01-11T23:41:38Z-
dc.date.created2018-01-10
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085003-
dc.descriptionUma das dificuldades que o produtor de algodão orgânico enfrenta é a impossibilidade de utilizar sementes deslintadas com ácido sulfúrico. Isso faz com que o plantio mecanizado seja dificultado, elevando o custo de produção devido ao aumento da necessidade de mão de obra. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do processo de flambagem na remoção do línter e também na germinação e vigor das sementes de algodão. O experimento foi constituído de sete tratamentos em um delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Os tratamentos foram os seguintes: T1) processo de flambagem das sementes com lançachamas por 10 segundos; T2) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 15 segundos; T3) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 15 segundos; T4) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 25 segundos; T5) processo de flambagem das sementes com lança-chamas por 30 segundos; T6) sementes com línter (testemunha 1) e T7) sementes deslintadas com ácido sulfúrico, pela via concentrada úmida (testemunha 2). Nos tratamentos com falmbagem utilizou-se lança-chamas também conhecido por vassoura de fogo e no tratamento testemunha com ácido sulfúrico foi utilizado a proporção de um litro de ácido para cada 7 kg de sementes com línter por um tempo de 3 a 5 minutos, sendo imediatamente lavadas em água. Todos os tratamentos de flambagem passaram por um processo de resfriamento com água imediatamente após a queima do línter. A secagem das sementes dos tratamentos que foram lavados em água foi feita ao sol até atingirem umidade adequada ao armazenamento. Os dados foram submetidos a análise de variância e teste de médias (Tukey a 5%). Os resultados indicaram que o tratamento com ácido sulfúrico foi o que apresentou a maior percentagem de germinação diferindo estatisticamente dos demais tratamentos. Os tratamentos que passaram por tempo de flambagem entre 10 e 20 segundos mantiveram a germinação acima de 70% e não diferiram entre si quanto ao percentual de germinação, permitindo a sua utilização para uso no cultivo orgânico ou agroecológico.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultivo orgânico
dc.titleDeslintamento de sementes para o cultivo do algodão orgânico ou agroecológico.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-12-05T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroAlgodão
dc.subject.thesagroAgricultura familiar
dc.subject.thesagroSemeadura
dc.subject.thesagroEcologia vegetal
dc.subject.thesagroLínter
dc.subject.thesagroGerminação
riaa.ainfo.id1085003
riaa.ainfo.lastupdate2018-12-05 -02:00:00
dc.contributor.institutionDALFRAN GONCALVES VALE, CNPA; ODILON RENY RIBEIRO FERREIRA SILVA, CNPA; WALTEMILTON VIEIRA CARTAXO, CNPA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; FELIPE MACEDO GUIMARAES, CNPA; GERALDO DOS SANTOS OLIVEIRA, CNPA; GLEIBSON DIONIZIO CARDOSO, CNPA; JOSE CARLOS AGUIAR DA SILVA, CNPA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deslintamentodesementes.pdf99,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace