Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085043
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTI, J. J. V.
VASCONCELOS, W. S.
FARIAS, F. J. C.
VASCONCELOS, U. A. A.
SANTOS, R. C. dos
Additional Information: JOSE JAIME VASCONCELOS CAVALCANTI, CNPA; WALMIR SOUZA VASCONCELOS, UEPB; FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; UBIELI ALVES ARAÚJO VAASCONCELOS, UEPB; ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS, CNPA.
Title: Mecanismos genéticos para caracteres de fibras em genótipos de algodoeiro submetidos a estresse hídrico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Estresse hídrico
Description: Estimativas de parâmetros genéticos são fundamentais na determinação de estratégias para qualquer programa de melhoramento genético de plantas. O objetivo deste estudo foi estimar as capacidades geral (CGC) e específica de combinação (CEC) em genótipos de algodoeiro submetidos a estresse hídrico com base em características tecnológicas de fibra, por meio de análise dialélica. As plantas foram cultivadas na estação seca, em regime de irrigação e submetidas a 23 dias de supressão de água no início da floração. Os caracteres estudados foram: comprimento de fibra (UHM), uniformidade de fibra (UNF), índice de fibras curtas (SFI), resistência (STR), alongamento à ruptura (ELG), índice de micronaire (MIC), maturidade (MAT) e índice de fiabilidade (CSP). Os cultivos foram realizados em ambiente semiárido (Barbalha, CE), durante dois anos. As análises das capacidades combinatórias foram realizadas de acordo com o modelo de dialelo parcial. Verificou se significância estatística apenas para a capacidade geral de combinação (CGC), para todos os caracteres, demonstrando predominância dos efeitos aditivos no controle genético dessas características. Com base nas estimativas da CGC, os genitores que mais se destacaram foram FM 966 e CNPA 5M. Desta forma, a exploração de combinações híbridas com participação desses genitores, apresenta grande potencial para geração linhagens superiores para a qualidade fibra em ambientes sujeitos a ocorrência de estresse hídrico, sobretudo na região semiárida do Nordeste brasileiro.
Thesagro: Algodão
Fibra
Genótipo
Cruzamento dialélico
Seca
Melhoramento genético vegetal
Data Created: 2018-01-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mecanismosgeneticosestressehidrico.pdf102.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace