Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMESQUITA, A. C.
dc.contributor.authorSILVA, J. L.
dc.contributor.authorSILVA, K. E. S.
dc.contributor.authorYURI, J. E.
dc.contributor.authorSOUZA, M. A. de
dc.date.accessioned2018-05-22T00:50:16Z-
dc.date.available2018-05-22T00:50:16Z-
dc.date.created2018-01-12
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085145-
dc.descriptionA pesquisa foi realizada na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, localizada no município de Juazeiro-BA. O delineamento experimental usado foi em blocos casualizados, com parcela subdividida e quatro repetições. As parcelas foram os diferentes sistemas de irrigação, microaspersão e gotejo e as subparcelas, foram compostas por cultivares de cebola, IPA 11, Serena e Fernanda. No final do experimento foram avaliadas algumas variáveis agronômicas, dentre elas: produtividade comercial e total, número de bulbos comerciais e não comerciais. Para a variável produtividade comercial observou-se que as cultivares Fernanda e Serena foram superiores a cv. IPA 11, tendo as seguintes produtividades: 24,2 t ha-1, 18,9 t ha-1e 18,3 t ha-1, respectivamente, no manejo por microaspersão. Contudo, as cultivares não diferiram estatisticamente no manejo de irrigação por sistema de gotejamento. O numero de bulbos comerciais e não comerciais, apresentaram diferenças significativa para o fator sistema de irrigação. A variável, número de bulbos comerciais, mostrou valores mais satisfatórios quando manejado com o sistema de irrigação por microaspersão. Para a variável, número de bulbos não comerciais, o sistema por gotejo apresentou resultados com maior significância. Através desses resultados preliminares, as cultivares, Serena e Fernanda, nas condições do Submédio do Vale do São Francisco, foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios, principalmente, quando utilizado o sistema de irrigação por microaspersão.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultivares
dc.subjectOnion
dc.titleCultivo de cebola sobre diferentes sistemas de irrigação no Vale do São Francisco.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-05-22T00:50:16Zpt_BR
dc.subject.thesagroCebola
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroAllium Cepa
dc.subject.thesagroManejo de Água
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.subject.nalthesaurusOnionspt_BR
dc.subject.nalthesaurusIrrigationpt_BR
riaa.ainfo.id1085145
riaa.ainfo.lastupdate2018-05-21
dc.contributor.institutionALESSANDRO C. MESQUITA, Professor, UNEB/DTCS, Juazeiro, BA; JULIANA L. SILVA, Discente da UNEB/DTCS, Juazeiro, BA; KECIO E. S. SILVA, Discente da UNEB/DTCS, Juazeiro, BA; JONY EISHI YURI, CPATSA; MOISES A. DE SOUZA, Mestrando do PPGHI/UNEB, Juazeiro, BA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jony1.pdf150,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace