Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIMÕES, M.
dc.contributor.authorALVES, L.
dc.contributor.authorFERRAZ, R. P. D.
dc.date.accessioned2018-01-15T23:19:44Z-
dc.date.available2018-01-15T23:19:44Z-
dc.date.created2018-01-15
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2016-2017, Rio de Janeiro. Seminário PIBIC Embrapa Solos 2016/2017. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2017. p. 41-44.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085291-
dc.descriptionEste artigo descreve uma metodologia para a classificação sistemática do uso e cobertura do solo em escala regional, fundamentada na análise multitemporal de sequências de imagens do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), que apresenta alta frequência temporal. Uma sequência de procedimentos automatizados foi desenvolvida para o préprocessamento de dados desse sensor e para o treinamento e execução de um algoritmo de classificação supervisionada. Nesse algoritmo, ajustam-se curvas polinomiais aos dados temporais MODIS, e então se computam atributos descritivos dos padrões temporais de cada ponto, reduzindo-se assim a dimensionalidade dos dados, e aumentando a sua interpretabilidade. Um estudo de caso foi realizado no Tocantins e Mato Grosso, a fim de avaliar a capacidade da metodologia para a discriminação entre áreas de agricultura, pastagem e cerrado para toda a região de estudos, além de seu potencial para a identificação de áreas de desflorestamento. Um aprimoramento da metodologia vem sendo realizado, com o intuito de qualificar as mudanças de uso, a fim de compreender as conversões de uso e caracterizar sistemas culturais e Sistemas Integrados de Produção (ILP), visando subsidiar o monitoramento do Plano Abc (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). Os algoritmos desenvolvidos nesta metodologia de avaliação de dinâmica de uso do solo estão sendo convertidos em linguagem ´R´, por sua vastidão do ecossistema de pacotes e sua extensibilidade, além de oferecer funcionalidades ricas para desenvolvedores projetarem suas próprias ferramentas e métodos para a análise de dados.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMudança de uso da terra e cobertura do solo
dc.subjectDados MODIS
dc.subjectPlano ABC
dc.titleDinâmica de uso da terra e mapeamento de sistemas culturais em escala regional por sensoriamento remoto: contribuição da linguagem 'R' no desenvolvimento de soluções tecnológicas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-15T23:19:44Zpt_BR
riaa.ainfo.id1085291
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-15
dc.contributor.institutionMARGARETH GONCALVES SIMOES, CNPS; LEONARA ALVES, UFF; RODRIGO PECANHA DEMONTE FERRAZ, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017105.pdf135,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace