Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085356
Título: Retenção de água em biocarvões de casca de banana e bagaço de laranja carbonizados a 400 e 600 ºC.
Autoria: FEITOSA, A. A.
TEIXEIRA, W. G.
REZENDE, F. A. de
KERN, J.
Afiliação: AMANDA ALVES FEITOSA, UERJ; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; FABIANA ABREU DE REZENDE, CPAMT; JÜRGEN KERN, ATB, POSTDAM, ALEMANHA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS E MATÉRIA ORGÂNICA NATURAL, 12., 2017, Sinop. Matéria orgânica e suas múltiplas funcionalidades: livro de resumos. Sinop: [s.n.], 2017. p. 196-199.
Conteúdo: O Biocarvão (biochar), produto resultante da pirólise de biomassa ou resíduos orgânicos, vem sendo bastante estudados por sua eficiência na retenção de água e cátions. Este trabalho avaliou a capacidade de retenção de água em biocarvões produzidos a partir da casca de banana e bagaço de laranja pirolisados a 400 e 600 °C, a 10 e 33 kPa de tensão, os valores neste potencial são considerados a umidade na capacidade de campo em amostras de solo, foi utilizando o método da mesa de tensão de caolin. Os resultados mostraram que a biomassa e temperatura de carbonização apresentaram um efeito distinto, sendo nos biocarvões de casca de banana a água retida foi maior na carbonização a 600 °C e o oposto nos biocarvões de bagaço de laranja. A apresentação de dados da capacidade de retenção de água de biocarvões deverá ser relacionada ao potencial utilizado na sua avaliação.
Thesagro: Carbonização
NAL Thesaurus: biochar
Palavras-chave: Capacidade de campo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017112.pdf160,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace