Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085418
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAUTA, D. de S.
MACEDO, C. K. B. de
MAGRIN, F. P.
COSER, G. M. de A. G.
SIMÕES, F.
HAWERROTH, F. J.
GRACIANO, L. C. dos S. R.
Additional Information: Danyelle de Sousa Mauta, Eng. Agrônoma, Mestranda em Produção Vegetal pela UDESC; Charle Kramer Borges de Macedo, Eng. Agrônomo, Doutorando em Produção Vegetal UDES; Fernanda Pelizzari Magrin, Eng. Agrônoma, Doutoranda em Produção Vegetal – UDESC; Giovanni Marcello de Angeli Gilli Coser, Eng. Agrônomo, Mestrando pela Unesp – Botucatu; Fabiano Simões, Professor Adjunto UERGS; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; Lenir Caroline dos Santos Ruaro Graciano, Graduanda em Agronomia pela UERGS.
Title: Influência de águas destinadas a fruticultura no pH e condutividade elétrica de caldas de aplicação com uso de Viviful®.
Publisher: In: JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA-CONGREGA URCAMP, 14., 2017, Bagé. Revista da 14ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa-Congrega Urcamp. Bagé: Congrega URCAMP, 2017. v.1.
Language: pt_BR
Keywords: Tecnologia de aplicação
Pontos de abastecimento
PH foliar
Campos de Cima da Serra
Rio Grande do Sul
Brasil
Caldas de puverização
Macieira.
Description: RESUMO- A eficiência de tratamentos nos pomares depende das características físico-químicas das caldas de pulverização. Como garantia de uma calda eficiente é necessária à utilização de água de qualidade. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo determinar o pH, a condutividade elétrica e as temperaturas de águas provenientes de pontos de abastecimentos de pomares, usadas para manejos em geral localizados nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Foram coletadas 10 amostras de águas de diferentes pomares comerciais localizados nos Campos de Cima da Serra, cada amostra era provinda de pontos de abastecimentos dos pomares, os quais eram destinados a manejos em geral. Nas amostras coletadas foram realizadas avaliações de pH e condutividade elétrica (µS/cm) em três tempos diferentes (0 minutos, 30 minutos e 60 minutos). As águas dos pontos de abastecimentos de pomares apresentaram maior número de amostras com pH superior a 7,0. A adição de Viviful® nas diferentes águas aumentou a quantidade de íons na solução, elevando a condutividade elétrica (CE). O pH e a condutividade elétrica de águas coletadas em pontos de abastecimento de pomares localizados nos Campos de Cima da Serra, RS são alterados com o uso de regulador de crescimento (Viviful® ) e o uso de águas alcalinas pode influenciar a eficácia de diversos tratamentos. Palavras-chave: tecnologia de aplicação; pontos de abastecimentos, pH foliar
Thesagro: Maçã
Pomar.
Data Created: 2018-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
223665801PB.pdf188,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace