Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085431
Título: Múltiplas aplicações de proexadiona cálcica em macieiras e seus efeitos na redução do crescimento vegetativo e na qualidade dos frutos.
Autoria: MAGRIN, F. P.
MACEDO, C. K. B. de
MAUTA, D. de S.
COSER, G. M. de A. G.
AMARANTE, C. V. T. do
GOULARTE, N. A. de A.
HAWERROTH, F. J.
Afiliação: Fernanda Pelizzari Magrin; Charle Kramer Borges de Macedo; Danyelle de Sousa Mauta; Giovanni Marcello de Angeli Gilli Coser; Cassandro Vidal Talamini do Amarante; Natália Aparecida de Almeida Goularte; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA-CONGREGA URCAMP, 14., 2017, Bagé. Revista da 14ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa-Congrega Urcamp. Bagé: Congrega URCAMP, 2017. v.1.
Conteúdo: RESUMO O adequado equilíbrio entre o desenvolvimento vegetativo e o reprodutivo em macieiras pode ser alcançado com a utilização de reguladores de crescimento, como a proexadiona cálcica (PCa). Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de PCa e múltiplas aplicações em macieiras ?Maxi Gala? e ?Fuji Kiku? e seus efeitos na redução do crescimento vegetativo e na qualidade dos frutos nas condições de Vacaria, Rio Grande do Sul. O experimento foi realizado em pomar comercial de macieiras durante a safra 2015/2016. Foram utilizadas as cultivares Maxi Gala e Fuji Kiku, enxertadas sob Marubakaido com interenxerto de M9 e cultivadas a pleno sol. Foram utilizadas diferentes concentrações de PCa (330, 165 e 275 mg L-1) e uma testemunha (sem aplicação) em múltiplas aplicações (no dia 19/10/2015 e aos 21, 32 e 58 dias após a aplicação - DAPA) no período de crescimento vegetativo das plantas. Na ?Maxi Gala?, a segunda avaliação do comprimento dos ramos e a maior taxa de crescimento dos ramos foi verificada no tratamento testemunha. Já na cultivar Fuji Kiku essas variáveis não foram afetadas pela aplicação de diferentes concentrações e múltiplas aplicações de PCa. Os índices produtivos não foram alterados pelo uso de PCa nas cultivares Maxi Gala e Fuji Kiku. Na ?Maxi Gala? a aplicação de PCa reduziu o crescimento vegetativo, independentemente da concentração ou das múltiplas aplicações de PCa, entretanto a ?Fuji Kiku? não foi afetada pela utilização do fitorregulador. Palavras-chave: Malus domestica, regulador de crescimento, biossíntese de giberelinas.
Thesagro: Malus doméstica
Maçã
Regulador de Crescimento
Palavras-chave: BIossíntese de giberelinas
Maçã Maxi Gala
Maçã Fuji Kiku
Macieira
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
221965921PB.pdf277,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace