Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085434
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PAIM, L. S.
HAWERROTH, F. J.
MACEDO, C. K. B. de
MAUTA, D. de S.
MAGRIN, F. P.
COSER, G. M. de A. G.
OLIVEIRA L. V. de
Additional Information: Leonardo Soldatelli Paim; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; Charle Krammer Borges de Macedo; Danyelle de Sousa Mauta; Fernanda Pelizzari Magrin; Giovanni Marcello de Angeli Gilli Coser; Lisiane Viaceli de Oliveira.
Title: Parâmetros físico-químicos de diferentes caldas formuladas com reguladores de crescimento utilizados na cultura da macieira.
Publisher: In: JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA-CONGREGA URCAMP, 14., 2017, Bagé. Revista da 14ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa-Congrega Urcamp. Bagé: Congrega URCAMP, 2017. v.1.
Language: pt_BR
Keywords: Malus doméstica Borkh
Reguladores de crescimento
PH de calda
Macieira.
Description: RESUMO - A eficiência dos reguladores de crescimento é dependente dos parâmetros pH e condutividade elétrica (Ce) da calda de aplicação, eventualmente alterados pela aplicação conjunta com outras moléculas, qualidade da água utilizada e o tempo decorrido entre formulação e aplicação da calda. O objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros pH e Ce, sob 3 diferentes tempos (Tempo 1: 0 min, Tempo 2: 30 min e Tempo 3: 60 min), das caldas formuladas com combinações de: (i) diferentes reguladores de crescimento; (ii) regulador de crescimento e fungicidas e (iii) regulador de crescimento e águas coletadas em pomares comerciais. Os produtos utilizados foram Viviful® junto a (i) Promalin® ; (ii) MaxCel® ; (iii) Dithane® ; (iv) Captan® e (v) Mythos® e etil-trinexapac (ETP) junto a águas coletadas em pomares comerciais. O trabalho consiste de 3 experimentos com delineamento inteiramente casualizado e 4 repetições. As combinações de Viviful® com os fungicidas Dithane® e Captan® provocaram aumento no pH e condutividade elétrica das caldas. As combinações com os reguladores de crescimento Promalin® e Maxcel® reduziram o pH e não alteraram a condutividade elétrica. O regulador de crescimento ETP reduziu o pH e aumentou a condutividade elétrica da calda, sendo estas alterações dependentes da água utilizada. De maneira geral, foi constatada alteração dos parâmetros pH e Ce a partir das combinações realizadas e diferentes águas utilizadas, bem como pouca influência do fator tempo sobre estas variáveis. Palavras-chave: Malus domestica Borkh., reguladores de crescimento, condutividade elétrica; pH de calda.
Thesagro: Malus doméstica
Maçã
Condutividade Eletrica.
Data Created: 2018-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
220366031PB.pdf300,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace