Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085554
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CRUZ, M. C. D.
PIRES, C. S. S.
ALBUQUERQUE, F. A. de
SANTIAGO, F.
SILVA, M. B. da
Additional Information: MARIA CLARA DA CRUZ, Cenargen; CARMEN SILVIA SOARES PIRES, Cenargen; FABIO AQUINO DE ALBUQUERQUE, CNPA; FÁBIO SANTIAGO, MDA; MARENILSON BATISTA DA SILVA, CNPA.
Title: Indicadores de impacto de sustentabilidade da manutenção de polinizadores em sistemas de produção agroecológico no Agreste e no Semiárido Paraibano.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul. 2018..
Language: pt_BR
Notes: Suplemento. Edição dos Anais do 10 Congresso Brasileiro de Agroecologia; 6 Congresso Latino-americano de Agroecologia; 5 Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017. Na publicação: Lucas Souza; Alex Sousa; Edison Sujii; Carmen Pires.
Keywords: Sistema agroecológico
Description: Este relato apresenta a evidência de impactos sociais, ambientais, econômicos, político-institucionais, sobre a capacitação e conhecimento. resultantes da preservação de polinizadores em sistemas agroecológicos da produção de algodão no Estado da Paraíba. Os dados foram coletados em dezembro de 2016, como parte da avaliação de impacto da tecnologia "Polinizadores do Algodoeiro no Brasil". Para tanto, foram visitadas e entrevistadas três famílias de agricultores: duas na região do Agreste e uma no semiárido paraibano. A coleta e análise de informações foram baseadas na metodologia do Sistema de Avaliação de Impacto Ambiental de Inovações Tecnológicas (AMBITEC), desenvolvido pela Embrapa. Neste sentido, mesmo em uma situação de estiagem de cinco anos, verificou-se que nas áreas estudadas a presença dos polinizadores nos sistemas agroecológicos contribui para a manutenção da produtividade do algodoeiro, a segurança alimentar, a conservação da biodiversidade local e o bem-estar das famílias envolvidas.
Thesagro: Polinização
Agricultura familiar
Impacto ambiental
Algodão
Impacto social
Impacto econômico
Data Created: 2018-01-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Indicadoresdeimpacto.pdf82,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace