Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085662
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAMPOS, J. M.
QUEIROZ, S. C. do N. de
ROSTON, D. M.
Additional Information: JULYENNE MENEGHETTI CAMPOS, FEAGRI-UNICAMP; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA; DENIS MIGUEL ROSTON, FEAGRI UNICAMP.
Title: Validação de método analítico para quantificação de interferentes endócrinos em águas residuárias após tratamento secundário.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE, 29., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: ABES: AESABESP, 2017.
Pages: p. 1-9
Language: pt_BR
Keywords: Cromatografia líquida
Wetlands construídas
Mini-papiro
Bisfenol A
Description: Interferentes endócrinos são substâncias que estão cada vez mais presentes no meio ambiente, especialmente nos corpos hídricos, que podem causar câncer em seres humanos e animais, mutagenicidade nos órgãos reprodutores das espécies animais presentes na biota aquática, esterilidade em homens, entre outros efeitos adversos à saúde. Constructed wetlands são métodos alternativos de tratamento de água e efluentes, que se baseiam na retirada de poluentes pelas macrófitas aquáticas e pelo biofilme formado nas raízes das plantas fixadas ao meio suporte, simulando assim os sistemas naturais de tratamento. Eles têm como vantagem o baixo custo de implantação e manutenção, economia de energia elétrica durante seu funcionamento, além de serem eficientes na remoção de poluentes. Constructed wetlands foram citados como um eficiente método de remoção de pesticidas levemente hidrofóbicos. Neste contexto, devido ao fato de estrogênios serem substâncias levemente hidrofóbicas, o presente trabalho visou desenvolver e validar uma metodologia de análise cromatográfica para determinação quantitativa dos hormônios etinilestradiol (EE2) e levonorgestrel (LEV), e do composto químico bisfenol A (BPA) em águas residuárias após tratamento secundário, com o intuito de analisar esses compostos no afluente e efluente de uma wetland construída em escala laboratorial.
Thesagro: Tratamento da água
Hormônio
Análise química
Método de pesquisa
NAL Thesaurus: Liquid chromatography
Hormones
Data Created: 2018-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017AA52.pdf649,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace