Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQUEIROZ, A. C. M. de
dc.contributor.authorGOMES, J. T.
dc.contributor.authorCONCEICAO, M. C. A.
dc.contributor.authorVEIGA, J. C.
dc.contributor.authorLEÃO, K. L.
dc.contributor.authorMENEZES, C.
dc.date.accessioned2018-01-17T22:55:53Z-
dc.date.available2018-01-17T22:55:53Z-
dc.date.created2018-01-17
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085682-
dc.descriptionA meliponicultura, criação de abelhas nativas sem ferrão, desperta muito interesse em diversos segmentos da sociedade, por estar relacionada à sustentabilidade nos âmbitos social, econômico e ambiental. Além disso, utiliza-se as abelhas indígenas sem ferrão como instrumento didático, pois estes insetos atraem a atenção e estimulam a curiosidade de crianças, adolescentes e adultos. No período de dezembro de 2014 a 2017, foram realizadas visitas, cursos e exposições relacionados ao tema ?Meliponicultura e Educação Ambiental?, com o objetivo de utilizar as abelhas sem ferrão para conscientização ambiental e disseminar a meliponicultura como alternativa de renda para agricultores. Essas atividades aconteceram em vários municípios do Pará e em outros estados. As atividades realizadas pelo projeto tiveram um bom alcance, atingindo quase 5000 pessoas, durante os quatro anos de realização. As abelhas sem ferrão se mostraram uma importante ferramenta de conscientização ambiental, atingindo público de diversos perfis. Crianças e estudantes de ensino superior foram alguns dos públicos mais frequentes nessas atividades, demonstrando o potencial do projeto em despertar o interesse pela ciência e contribuir com a formação dos futuros profissionais da área, preenchendo uma importante lacuna dos cursos de graduação do estado. A divulgação da atividade de criação dessas abelhas (meliponicultura) também contribui para a conservação do ambiente.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMeliponicultura
dc.titleAções de educação ambiental em meliponicultura.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-17T22:55:53Zpt_BR
dc.subject.thesagroAbelhapt_BR
dc.subject.thesagroEducação Ambientalpt_BR
dc.format.extent2v. 1, p. 113-120.
riaa.ainfo.id1085682
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-17
dc.contributor.institutionANA CAROLINA MARTINS DE QUEIROZ, CPATU; Janete Teixeira Gomes, Bacharel em Gestão Ambiental; MARIA CARMELITA ALVES CONCEICAO, CPATU; Jamille Costa Veiga; Kamila Leão Leão, Mestre em Ciência Animal; CRISTIANO MENEZES, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anaistcompletosimposio2017volume102.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace