Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085714
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAÚJO, E. R. de
PAULA, M. T. de
LUCAS, F. C. A.
SOUZA, F. I. B. de
Additional Information: Érica Rodrigues de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Tucuruí- PA; Manoel Tavares de Paula, Doutor em Ciências Agrárias . UEPA; Flávia Cristina Araujo Lucas, Doutora em Ciências Biológicas; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU.
Title: Levantamento florístico e fitossociológico da capoeira do Black, Embrapa, Belém, Pará, Brasil.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
Pages: v. 1, p. 421-429.
Language: pt_BR
Keywords: Análise florística
Fitossociologia.
Description: Os estudos florísticos e fitossociológicos assumem um papel importante na elaboração de estratégias para a conservação da biodiversidade, com o intuito de obter conhecimento a respeito das espécies presentes em um determinado meio, sendo necessário para estudar uma comunidade vegetal. Entender como se dá à co-habitação de algumas espécies em uma determinada área, além do surgimento, a constituição e a estrutura dos agrupamentos vegetais, assim como os processos que implicam na continuidade desses grupamentos vegetais e a sua mudança ao longo do tempo é o tema central dos inventários fitossociológicos, já que existem várias espécies que são importantíssimas na estrutura da flora Este trabalho apresenta a análise da vegetação de um fragmento de terra firme conhecida como Capoeira do Black, inserido dentro da Área de Pesquisa Ecológica do Guamá (Apeg) na Embrapa Amazônia Oriental. O objetivo desta análise é subsidiar estudos mais detalhados para toda a extensão da Capoeira e ações aplicáveis a áreas similares. os dados obtidos foram tabulados de acordo com os parâmetros florísticos e fitossociológicos sugeridos pela literatura específica, favorecendo um diagnóstico dos aspectos qualitativos e quantitativos das comunidades vegetais encontradas nas parcelas amostrais, de 20 m x 20 m, previamente definidas. Os valores encontrados apresentam a floresta com elevada diversidade florística e resultado positivo para o índice de Shannon.
Thesagro: Capoeira.
Data Created: 2018-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaistcompletosimposio2017volume109.pdf627,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace