Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085716
Título: Diversidade e composição florística em um trecho de floresta de terra firme no município de Anapú-PA.
Autoria: COELHO, F. de A.
SOUZA, J. B. S. de
CASTRO, A. C. de J. de
NASCIMENTO, A. M. do
SOARES, M. H. M.
RUSCHEL, A. R.
Afiliação: Fabiano de Almeida Coelho, GRADUANDO UEPA; Jeisiane Brenda Soares de Souza, GRADUANDO UEPA; Ana Caroline de Jesus de Castro, GRADUANDA UEPA; Andréia Monteiro do Nascimento, GRADUANDA Universidade Mauricio de Nassau; MARCIO HOFMANN MOTA SOARES, CPATU; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
Páginas: v. 1, p. 469-478.
Conteúdo: O Brasil contempla em seu território aproximadamente um terço de todas as florestas tropicais do mundo. Com isso, o bioma Amazônia tem uma grande participação de florestas tropicais remanescentes devido a sua larga extensão territorial e sua ampla riqueza e diversidade de ambientes. Com essa grande quantidade de floresta, a Amazônia ainda carece de informações precisas a respeito da composição florística e da sua estrutura florestal em boa parte de seu território. Com base nessa justificativa, o objetivo do presente trabalho é caracterizar a composição florística de um trecho de floresta de terra firme no município de Anapú-PA. O estudo foi conduzido no município de Anapú, Sudoeste do Estado do Pará. Sendo realizado um inventário florestal na Unidade de Produção Anual 6-B da Área de Manejo Florestal (AMF), do projeto desenvolvimento sustentável (PDS) Virola Jatobá. Foram instaladas um total de cinco parcelas permanentes de formato quadrado com dimensões de 100 m x 100 m (1 hectare) cada, localizadas em cinco unidades de trabalho (UT?s) da UPA 6B. Nestas parcelas foram mensurados todos os indivíduos de estrato arbustivo-arbóreo e palmeiras com DAP ≥ 10 cm (diâmetro 1,30 m do solo), categoria de indivíduos determinada de árvore. Neste trabalho foram registrados um total de 2.361 indivíduos, representados em 41 famílias, 125 gêneros e 145 espécies. As espécies de mais importância no estudo, foram a Licania kunthiana; Rinorea guinanesis; Eschweilera coriacea; Vouacapoua amaricana e Sagotia racemosa. Sendo assim, a comunidade estudada apresenta alta diversidade de espécies e uma estrutura de floresta tropical conservada
Thesagro: Floresta
Palavras-chave: Fitossociologia
Composição florística
Anapú
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anaistcompletosimposio2017volume110.pdf631,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace