Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085719
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARQUES, Y. C. dos S.
ALMADA, D. A. de
GONÇALVES, E. L. de O.
SOUZA, H. J. R.
XAVIER JUNIOR, S. R.
Additional Information: Yasmim Cristina dos Santos Marques, GRADUANDA UNAMA; Daniely Alves de Almada, GRADUANDA UNAMA; Edwardo Luiz De Oliveira Gonçalves, GRADUANDO UNAMA; HELENA JOSEANE RAIOL SOUZA, CPATU; SEBASTIAO RIBEIRO XAVIER JUNIOR, CPATU.
Title: Diversidade de Malvaceae juss. na carpoteca do herbário IAN (Embrapa Amazônia Oriental).
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
Pages: v. 1, p. 653-661.
Language: pt_BR
Keywords: Carpoteca.
Description: Malvaceae Juss. Apresenta no Brasil 72 gêneros e 778 espécies com nove endêmicas. Encontrados na forma de ervas arbustos e árvores, algumas espécies são utilizadas na produção de cordas e travesseiros, outras apresentam grande potencial medicinal, como Treobroma cacao L. que é usada no tratamento de hipertensão, além de algumas espécies que subsidiam a recuperação de áreas como Pachira aquatica Aubl. O objetivo desse trabalho foi organizar levantar e informatizar dados de Malvaceae na carpoteca do herbário IAN (Embrapa Amazônia Oriental). O estudo baseou-se no levantamento de informações contidas no banco de dados do Herbário IAN, por meio de tabelas EXCEL. Para a atualização dos nomes foram utilizados sites como Trópicos e Flora do Brasil. 2020 em construção Após esse processo, foram apresentados os seguintes resultados: 50 exemplares de Malvaceae classificadas em 15 gêneros e 38 espécies. Os gêneros mais representados são Theobroma L., com um total de nove amostras, seguido de Sterculia L. (seis) e Pachira Aubl. (cinco amostras); as espécies mais representativas são: Pachira brevipes (A.Robyns) W.S.Alverson. (quatro exemplares), Pseudobombax munguba (Mart) Dugand. (três exemplares) e Theobroma subincanum Mart. (três exemplares). Os maiores números de coletas foram realizados nos estados do Pará (27 coletas), Amazonas (20 coletas) e Acre (três coletas). Com esses dados, esse trabalho pode auxiliar estudos futuros com a família Malvaceae na Amazônia, sendo importantes principalmente nas pesquisas que utilizam a taxonomia e morfologia vegetal.
Thesagro: Herbário
Malvaceae.
Data Created: 2018-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaistcompletosimposio2017volume112.pdf746,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace