Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085748
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARBOSA, J. R.
RODRIGUES, I. C. dos S.
OLIVEIRA, M. E. C.
Additional Information: Jhonatas Rodrigues Barbosa, GRADUANDO UEPA; Iris Caroline dos Santos Rodrigues, UFPA; MARCOS ENE CHAVES OLIVEIRA, CPATU.
Title: Avaliação da produtividade e eficiência biológica de macrofungos comestíveis cultivados em resíduos agroindustriais da Amazônia.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
Pages: v. 2, p. 605-611.
Language: pt_BR
Keywords: Resíduo agroindustrial
Palma de óleo.
Description: O cultivo de cogumelos comestíveis vem se tornando um mercado cada vez mais competitivo e lucrativo, graças aos diversos benefícios já comprovados, como os potenciais anticancerígenos, antitumorais, antioxidantes e antidiabéticos, o que torna tais alimentos potencialmente nutracêuticos. Neste trabalho foi conduzido o cultivo de shimeji (Pleurotus ostreatus) em resíduos agroindustriais do processamento de palma de óleo e do açaí com o objetivo de avaliar a produtividade e a eficiência biológica. Os substratos a base de coprodutos da palma de óleo foram formulados com 90% de fibra de prensagem e 10% de torta de palmiste e submetidos à compostagem por uma semana, em seguida foram inoculados e cultivados. Em substrato a base de caroços de açaí não esterilizados, utilizando-se uréia como fonte de nitrogênio e cal para o controle de contaminação, efetuou-se delineamento experimental do tipo 2² com ponto central para estas variáveis com os seguintes níveis avaliados em triplicata, efetuou-se também um tratamento controle TR6 no qual não houve adição de cal e uréia, em seguida foram inoculados e cultivados. Obteve-se uma produtividade média de 9,4% na colheita para o cultivo em coprodutos da palma de óleo. Os resultados obtidos com o substrato a base de açaí apresentaram elevada variabilidade, porém indicando estatisticamente que o melhor resultado está em torno dos tratamentos TR1 e TR2. Os dados mostram que o Pleurotus ostreatus tem potencial de desenvolvimento em substrato de caroços de açaí, mesmo sem a esterilização, e o aproveitamento de vapor do processo mostram que há potencial de produção, com viabilidade econômica em resíduos agroindustriais da palma de óleo.
Thesagro: Açaí
Cogumelo
Fungo.
Data Created: 2018-01-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaistcompletosimposio2017volume25.pdf771,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace