Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1085750
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAMPELO, R. D.
CARDOSO, P. N.
SANTOS, R. R. S. dos
LOPES, R.
CUNHA, R. N. V. da
GOMES JUNIOR, R. A.
Additional Information: Raqueline Dias Campelo, GRADUANDO UFRA; Priscyla Neves Cardoso, GRADUANDO UFRA; Raíssa Rafaella Silva dos Santos, MESTRANDA UFV; RICARDO LOPES, CPAA; RAIMUNDO NONATO VIEIRA DA CUNHA, CPAA; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU.
Title: Contribuição de híbridos interespecíficos entre Elaeis oleifera e Elaeis guineensis para a sustentabilidade da cultura.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 6., 2017, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2017.
Pages: v. 2, p. 182-190.
Language: pt_BR
Keywords: Palma de óleo
Sustentabilidade.
Description: A palma de óleo (dendê) é uma cultura que possui elevada produção de óleo vegetal, com capacidade de fixação de carbono e excelente exploração sustentável na Amazônia. O principal problema fitossanitário da cultura no Brasil é o amarelecimento fatal (AF), cuja única tecnologia de controle, é o plantio de híbridos interespecíficos entre caiaué e dendê (HIE OxG), que são geneticamente resistentes. Este estudo teve objetivo de avaliar a produção de cachos de uma população de HIE OxG em área de ocorrência do AF, no nordeste paraense. Os experimentos foram implantados em fevereiro de 2007, com 42 progênies de HIE OxG, totalizando 2496 plantas, que ocuparam a área de 17,5 hectares. Foram avaliadas as características produção de cachos, número de cachos e peso médio dos cachos, do terceiro ao nono ano de cultivo. A análise dos dados foi feita segundo os valores médios do experimento completo. No quarto ano de cultivo (N4) foram colhidos 22,2 cachos.planta-1.ano-1 com queda até o N8, onde foram colhidas 12,0 cachos.planta-1.ano-1. No N9 houve um acréscimo de 1,5 resultando em 13,6 cachos.planta-1.ano-1. O peso médio do cacho teve aumento constante, partindo de 4,8 kg.cacho-1 no N3 para 12 kg.cacho-1 no N6, observando-se uma queda sutil no N7 e posterior incremento no N8 e N9, quando atingiu 13 e 13,4 kg respectivamente. A produção de cachos passou de 7.306 kg.ha-1 ano-1 no N3 para 26.041 kg.ha-1 ano-1 no N9, sendo que o ano mais produtivo foi o N7, com 26.792 kg.ha-1 ano-1. A população de HIE OxG avaliada em área de ocorrência do AF apresentou elevada produtividade, quando comparada com relatados na literatura para as cultivares de palma de óleo africana.
Thesagro: Dendê
Elaeis Oleifera.
Elaeis Guineensis
Year: 2018-01-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaistcompletosimposio2017volume22.pdf963,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace