Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorROCHA, R. S.
dc.date.accessioned2025-05-09T18:48:05Z-
dc.date.available2025-05-09T18:48:05Z-
dc.date.created2018-01-22
dc.date.issued2016
dc.identifier.citation2016.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086006-
dc.descriptionA palma forrageira, recebendo aporte adicional de água, pode se constituir em alternativa alimentar para os rebanhos da região semiárida brasileira, entretanto são escassas as informações sobre as respostas produtivas e estruturais dos genótipos, assim como do intervalo de cortes da planta. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar as características produtivas e estruturais de genótipos de palma forrageira em diferentes intervalos de corte. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com parcelas subdivididas tendo os genótipos dispostos nas parcelas e os intervalos de corte nas subparcelas, com quatro repetições por tratamento, totalizando 48 unidades experimentais. O experimento foi realizado no período de maio de 2014 a setembro de 2015, com três genótipos de palma forrageira, a orelha de elefante mexicana (OEM) (Opuntia stricta (Haw.) Haw.), IPA 20 (Opuntia ficus indica (Mill)) e a miuda (Nopalea cochenillifera Salm. Dyck) e intervalos de corte de 4, 8, 12 e 16 meses após o plantio. A OEM aos 16 meses apresentou maior massa de forragem (t de matéria seca/ha e matéria verde/ha) em comparação com a miuda e IPA 20 nos diferentes intervalos de corte, tendo ainda maior taxa de acúmulo de forragem e melhor eficiência de uso da água. A miuda teve maior número de cladódios e cladódios mais leves. A OEM juntamente com a miuda apresentaram maiores índices de área de cladódio a partir de oito meses após o plantio comparada à IPA 20 e a OEM apresentou maior taxa de acúmulo de forragem e EUA que a IPA 20 e a Miúda. O avanço no intervalo de cortes de 4 a 16 meses, após o plantio, interfere nas características estruturais e produtivas da palma forrageira irrigada, independentemente do genótipo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIntervalo de corte
dc.subjectIndice de área de cladódio
dc.subjectPalma forrageira irrigada
dc.subjectAlimentação animal
dc.subjectAlternative food
dc.subjectBrazilian semiarid
dc.subjectCactus
dc.subjectNopalea
dc.titleCaracterização estrutural e produtividade de genótipos da palma forrageira irrigada em diferentes intervalos de corte.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroPalma Forrageira
dc.subject.thesagroNutrição animal
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.thesagroFertirrigação
dc.subject.nalthesaurusOpuntia
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federa do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientado por Tadeu Vinhas Voltolini, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent244 f.
riaa.ainfo.id1086006
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-09
dc.contributor.institutionRAFAEL SENE ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace