Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086262
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTAKAHASHI, F.
dc.contributor.authorSANTOS, S. A.
dc.contributor.authorCARDOSO, E. L.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. O. F. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. D. de
dc.contributor.authorFERNANDES, A. H. B. M.
dc.contributor.authorFERNANDES, F. A.
dc.date.accessioned2018-01-24T22:14:35Z-
dc.date.available2018-01-24T22:14:35Z-
dc.date.created2018-01-24
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SEMANA DA ZOOTECNIA, 12. Diamantina. Perspectivas e sustentabilidade na produção animal: anais. Diamantina: UFVJM, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086262-
dc.descriptionA metodologia emergética estima os valores das energias naturais incorporadas aos produtos, processos e serviços que geralmente não são contabilizadas na economia clássica. Neste trabalho, esta metodologia foi utilizada para avaliar ecossistemas de pastagens nativas (PN) e exóticas (PE) nas áreas úmidas do Pantanal e valorar alguns serviços ecossistêmicos prestados por estas pastagens. O estudo foi realizado na sub-região da Nhecolância, Pantanal, MS. Todos os fluxos de entrada e saída foram quantificados. Os fluxos de entrada foram convertidos para unidade de joules de energia solar equivalente (seJ). Os fluxos agregados de emergia, os indicadores emergéticos e o valor da diversidade de espécies foram calculados. As PE apresentaram maior capacidade de suporte que as PN, mas por outro lado, as PE são mais dependentes de recursos não renováveis. A renovabilidade emergética mede a porcentagem de uso de recursos renováveis. O sistema exótico obteve um valor de 72,17% contra 89,56% do sistema nativo. O valor de cada espécie da área de estudo foi de US$ 137,35. Na PE avaliada foi encontrado cerca de seis espécies de plantas, enquanto que na PN foram encontradas cerca de 24 espécies mostrando a importância e o valor dos ecossistemas de pastagens nativas das áreas úmidas. A valoração e o pagamento de serviços ambientais é de extrema importância para incentivar manejos mais sustentáveis e desta forma, garantir a manutenção da atividade na região do Pantanal.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleUtilização da metodologia emergética para avaliação dos ecossistemas de pastagens e serviços ecossistêmicos do Pantanal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-25T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroEcologia
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.nalthesaurusEmergy
dc.subject.nalthesaurusEcosystem services
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental sustainability
dc.format.extent2p. 293-295.
riaa.ainfo.id1086262
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-25 -02:00:00
dc.contributor.institutionFÁBIO TAKAHASHI, UFV-Campus Florestal; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; LUIZ ORCIRIO FIALHO DE OLIVEIRA, CNPGC; MARCIA DIVINA DE OLIVEIRA, CPAP; ANA HELENA B MAROZZI FERNANDES, CPAP; FERNANDO ANTONIO FERNANDES, CPAP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MODELOSNAOLINEARESPARADESCREVEROCRESCIMENTODECODORNASDECORTE.pdf812.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace