Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTAKAHASHI, F.
dc.contributor.authorSANTOS, S. A.
dc.contributor.authorCARDOSO, E. L.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. O. F. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. D. de
dc.contributor.authorFERNANDES, A. H. B. M.
dc.contributor.authorFERNANDES, F. A.
dc.date.accessioned2018-01-24T22:14:35Z-
dc.date.available2018-01-24T22:14:35Z-
dc.date.created2018-01-24
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 4.; SEMANA DA ZOOTECNIA, 12. Diamantina. Perspectivas e sustentabilidade na produção animal: anais. Diamantina: UFVJM, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086262-
dc.descriptionA metodologia emergética estima os valores das energias naturais incorporadas aos produtos, processos e serviços que geralmente não são contabilizadas na economia clássica. Neste trabalho, esta metodologia foi utilizada para avaliar ecossistemas de pastagens nativas (PN) e exóticas (PE) nas áreas úmidas do Pantanal e valorar alguns serviços ecossistêmicos prestados por estas pastagens. O estudo foi realizado na sub-região da Nhecolância, Pantanal, MS. Todos os fluxos de entrada e saída foram quantificados. Os fluxos de entrada foram convertidos para unidade de joules de energia solar equivalente (seJ). Os fluxos agregados de emergia, os indicadores emergéticos e o valor da diversidade de espécies foram calculados. As PE apresentaram maior capacidade de suporte que as PN, mas por outro lado, as PE são mais dependentes de recursos não renováveis. A renovabilidade emergética mede a porcentagem de uso de recursos renováveis. O sistema exótico obteve um valor de 72,17% contra 89,56% do sistema nativo. O valor de cada espécie da área de estudo foi de US$ 137,35. Na PE avaliada foi encontrado cerca de seis espécies de plantas, enquanto que na PN foram encontradas cerca de 24 espécies mostrando a importância e o valor dos ecossistemas de pastagens nativas das áreas úmidas. A valoração e o pagamento de serviços ambientais é de extrema importância para incentivar manejos mais sustentáveis e desta forma, garantir a manutenção da atividade na região do Pantanal.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleUtilização da metodologia emergética para avaliação dos ecossistemas de pastagens e serviços ecossistêmicos do Pantanal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-25T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroEcologia
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.nalthesaurusEmergy
dc.subject.nalthesaurusEcosystem services
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental sustainability
dc.format.extent2p. 293-295.
riaa.ainfo.id1086262
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-25 -02:00:00
dc.contributor.institutionFÁBIO TAKAHASHI, UFV-Campus Florestal; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; LUIZ ORCIRIO FIALHO DE OLIVEIRA, CNPGC; MARCIA DIVINA DE OLIVEIRA, CPAP; ANA HELENA B MAROZZI FERNANDES, CPAP; FERNANDO ANTONIO FERNANDES, CPAP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MODELOSNAOLINEARESPARADESCREVEROCRESCIMENTODECODORNASDECORTE.pdf812,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace