Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086466
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, C. B. R. da
SANTOS JUNIOR, J. A. dos
BRAGA JUNIOR, M. M.
AMOURY, M. dos A.
AMORIM, M. V. L.
SOUZA, F. I. B. de
MELO, L. E. de L.
Additional Information: Camila Balby Ribeiro da Silva, UEPA; Jose Alves dos Santos Junior, UEPA; Marcelo Mendes Braga Junior, UEPA; Matheus dos Anjos Amoury, UEPA; Marcos Vinicius Lima Amorim, UEPA; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; Luiz Eduardo de Lima Melo, UEPA.
Title: Descrição anatômica do carvão vegetal de seis espécies madeireiras comercializadas na Amazônia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA, 3., 2017, Florianópolis. Trabalhos publicados. [Seropédica]: SBCTEM, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Anatomia da madeira
Antracologia.
Description: O carvão é o produto resultante quando há exposição de determinada matéria orgânica a altas temperaturas com parcial ou total ausência de oxigênio por determinados períodos de tempo. A antracologia é uma ciência multidisciplinar que tem por princípio a análise e identificação de carvões com base na anatomia da madeira. O carvão vegetal é considerado um dos insumos mais importantes da indústria siderúrgica. A extração ilegal de madeira nativa destinada à produção de carvão vegetal contribui fortemente para o aumento do desmatamento da floresta amazônica, principalmente quando direta ou indiretamente é utilizada para produzir carvão para abastecer as siderúrgicas da região. O objetivo deste trabalho é caracterizar anatomicamente o carvão de cinco espécies amazônicas comercializadas na cidade de Marabá-Pará. O processo de carbonização não alterou as estruturas anatômicas presentes nas espécies estudadas tornando possível concluir a identificação até gênero, ao menos, dessas espécies. Entretanto, sabe-se que ainda é necessária uma coleção de referência para que não haja equívocos quanto à identificação de carvões, caso eles sejam provenientes de origem ilegal.
Thesagro: Carvão Vegetal
Eucalyptus Grandis.
Data Created: 2018-01-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61402descricaoanatom.pdf997,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace