Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086474
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRAGA JUNIOR, M. M.
MATOS, T. S.
ANDRADE, G. G. M. de
MELO, L. E. de L.
SILVA, C. B. R. da
SOUZA, F. I. B. de
SILVA, M. C. F.
Additional Information: Marcelo Mendes Braga Junior, UEPA; Thayrine Silva Matos, UEPA; Gabriele Gabriele Melo de Andrade, UEPA; Luiz Eduardo de Lima Melo, UEPA; Camila Balby Ribeiro da Silva, UEPA; FERNANDA ILKIU BORGES DE SOUZA, CPATU; MARTA CESAR FREIRE SILVA, CPATU.
Title: Descrição anatômica e física das madeiras utilizadas na produção de embarcações, na cidade de Marabá-PA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA MADEIRA, 3., 2017, Florianópolis. Trabalhos publicados. [Seropédica]: SBCTEM, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Espécies amazônicas
Características anatômicas
Embarcações artesanais.
Description: A madeira se destaca na sociedade tendo sua aplicação em diversas utilizações, inclusive na construção naval, prática que já vem sendo utilizada a muitos anos. Na região Amazônica, as embarcações são fonte de renda e de vida e utiliza-se principalmente a madeira como matéria-prima. Assim, o conhecimento tanto anatômico quanto os das propriedades físicas das madeiras utilizadas é de fundamental importância, pois possibilita o emprego adequado de cada espécie. Nesse contexto esse trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar a estrutura anatômica além de determinar a densidade e as retratibilidades da madeira das espécies utilizadas na produção de barcos, no município de Marabá-PA, contribuindo para a sustentabilidade da atividade. O material lenhoso foi coletado durante visita aos estaleiros, a identificação e a caracterização das madeiras foram realizadas no Laboratório Ciência e Tecnologia da Madeira da Universidade do Estado do Pará Campus VIII Marabá, A partir das amostras coletadas foram confeccionados corpos de prova para análise das propriedades físicas. Foram identificadas oito espécies sendo de quatro famílias distintas e algumas espécies diferentes são comercializadas pelo mesmo nome popular. As espécies mais utilizadas foram Caryocar villosum e Apuleia leiocarpa. Foram fornecidas características anatômicas e físicas que são uteis para a distinção dessas madeiras, prática que pode contribuir para reduzir o comércio ilegal na região, além de promover a melhor utilização da matéria-prima.
Thesagro: Transporte Fluvial.
Data Created: 2018-01-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61384descricaoanatom.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace