Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086689
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, W. M. de
SILVA, W. R. da
CAMPECHE, D. F. B.
SILVA, P. T. de S. e
BONFÁ, H. C.
Additional Information: Wenderson Moura de Carvalho; Willian Renato da Silva; DANIELA FERRAZ BACCONI CAMPECHE, CPATSA; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA; Hugo Colombarolli Bonfá.
Title: Caracterização do perfil dos piscicultores do lago de Sobradinho e região.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.; SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO; FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.; FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2018, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017. 1 CD-ROM.
Pages: p. 133-135
Language: pt_BR
Keywords: Tanque-rede
Lago de Sobradinho
Cage
Description: Através de questionário socioeconômico, foi caracterizado o sistema de produção de tilápia em tanques-rede no entorno do lago de Sobradinho-BA. Desta forma, foi realizado um levantamento em 2017, onde 15 áreas de produção na forma de produtores individuais ou de associações participaram. Desse grupo, três associações existentes permanecem no local desde 2004. A área produtiva estimada é de aproximadamente 10.000 m³, onde metade dos produtores utiliza tanques-rede de 4m³, embora 1/3 deles já trocaram esses pequenos tanques por maiores que medem 18m³ ou 25m³. Ao analisar o tempo de atividade e a produtividade anual dessa região, afirma-se que os produtores locais já dominam técnicas de cultivo de tilápia em tanques-redes. Os mesmos conseguem identificar quais os melhores fornecedores de alevinos e escolher rações que proporcionam melhore desempenho ou custo-benefício. Foi relatado por 100% dos produtores entrevistados que a falta do licenciamento ambiental é o principal entrave da produção, impossibilitando o investimento bancário. A maior parte dos produtores não vive exclusivamente da piscicultura, conciliando outras atividades como, por exemplo, cargos públicos. Contudo, a produção de tilápia (Oreochromis niloticus) em tanques-rede no lago de Sobradinho é uma atividade rentável e que já formou uma cadeia produtiva na região, gerando benefícios em vários setores. No entanto, o licenciamento ambiental que dificulta o acesso ao crédito bancário tem sido uma grande dificuldade para a expansão dessa atividade promissora para a região.
Thesagro: Piscicultura
Peixe
Tanque
Oreochromis Niloticus
Tilápia
NAL Thesaurus: Fish culture
Data Created: 2018-01-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacaodoperfil....pdf101,6 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace