Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086794
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VICENTE, S. L. A.
SANTOS, R. P. dos
SANTOS, R. N
CASTRO, E. M. S. de
PEIXOTO, R. de M.
NOGUEIRA, D. M.
Additional Information: SAULLO LAET ALMEIDA VICENTE, Mestrando da UNIVASF; ROMÁRIO PARENTE DOS SANTOS, Graduando da UAST/UFRPE, Serra Talhada, PE; REGIANE NASCIMENTO SANTOS, Mestranda da UNIVASF; ELAINE MONALIZE SERAFIM DE CASTRO; RODOLFO DE MORAES PEIXOTO, Professor IF Sertão Pernambuco, Petrolina-PE; DANIEL MAIA NOGUEIRA, CPATSA.
Title: Epidemiologia das principais enfermidades em rebanhos de caprinos leiteiros no Pajeú e Moxotó pernambucano.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.; SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO; FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.; FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2017, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017.
Pages: p. 1242-1244.
Language: pt_BR
Keywords: Manejo sanitário
Disease
Goat
Description: Objetivou-se com esse estudo relatar as principais doenças identificadas pelos produtores rurais e o manejo sanitário dos rebanhos de caprinos leiteiros localizados no Sertão do Pajeú e Moxotó de Pernambuco. Foram visitadas 15 propriedades produtoras de leite de cabra, nove no Pajeú e seis no Moxotó, nos municípios de Iguaracy, São José do Egito e Sertânia, no Estado de Pernambuco. Um questionário foi aplicado individualmente a cada produtor e foram abordadas informações sobre as principais causas das mortes nos animais e o controle sanitário do rebanho. Na região do Pajeú, as principais doenças que acometeram o rebanho foram: verminose (77,8%), mastite (66,7%), linfadenite caseosa (55,6%), ceratoconjuntivite (44,4%), miíase (44,4%), ectima contagioso (44,4%), diarreia (33,3%), CAE (33,3%), piolho (11,1%), má formação fetal (11,1%), aborto (11,1%) e clostridiose (11,1%). Na região do Moxotó, as principais enfermidades são: linfadenite caseosa (100%), ceratoconjuntivite (50,0%), verminose (50,0%), mastite (33,3%) e miíase (16,7%). A maior parte das propriedades aplicavam um manejo sanitário aceitável para a produção, como: lavagem das mãos do ordenhador antes da ordenha, lavagem dos tetos antes da ordenha, cura do umbigo do cabrito, vermifugação, vacinação, desinfecção de apriscos, entre outros. Conclui-se que os rebanhos de caprinos leiteiros localizados no Sertão do Pajeú e Moxotó de Pernambuco apresentam várias doenças em comum e que os produtores rurais têm algum conhecimento sobre o manejo sanitário a ser aplicado ao sistema de produção animal.
Thesagro: Caprino
Caprinocultura
Doença
Data Created: 2018-01-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Epidemiologia....pdf35.66 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace