Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086830
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AZEREDO, A. B. de
SILVA, V. M. da
MATIAS, A. G. da S.
SILVA, A.
VOLTOLINI, T. V.
Additional Information: ALESSANDRA BEZERRA DE AZEREDO, UNIVASF; VALTERLINA MOREIRA DA SILVA, UNIVASF; ALEX GOMES DA SILVA MATIAS, UNIVASF; AIRTON SILVA; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA.
Title: Características qualitativas de frutos da melancia-forrageira em diferentes idades de colheita.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.; SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO; FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.; FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2017, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017.
Pages: p. 2646-2648.
Language: pt_BR
Keywords: Melancia forrageira
Qualidade do fruto
Ponto de colheita
Alimentação animal
Description: A melancia-forrageira (Citrullus lanatus var. citroides) tem elevado potencial para uso na região semiárida brasileira como alternativa alimentar para os rebanhos. No entanto, existe a necessidade de estabelecer estratégias de manejo da planta, colheita e armazenamento dos frutos. Assim, com este estudo objetivou-se avaliar as características qualitativas de frutos de melanciaforrageira colhidos em diferentes idades. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições, em que cada repetição foi composta por cinco frutos. Os tratamentos foram constituídos por quatro idades de colheita 30, 45, 60 e 75 dias após a antese (abertura do botão floral), equivalentes a 75, 90, 105 e 120 dias após o transplantio. As variáveis avaliadas foram: peso do fruto, diâmetros longitudinal e vertical, comprimento, largura, teor de sólidos solúveis ? TSS (°Brix) e teor de matéria seca - MS (% do alimento). As análises estatísticas foram realizadas efetuando-se a análise de variância seguida pelas regressões linear e quadrática considerando como significativos valores de probabilidade inferiores a 5%. A idade de colheita dos frutos não influenciou o peso, diâmetros longitudinal e vertical, comprimento, largura, teores de sólidos solúveis, teores de matéria seca e firmeza da polpa cujos valores médios observados foram 5,71 kg, 86,2 cm, 58,73 cm, 33,22 cm,18,69 cm, 3,20 °Brix; e 7,0%, respectivamente. Portanto, as características qualitativas dos frutos da melancia-forrageira não foram afetadas pelas idades de colheita.
Thesagro: Produção animal
Pastagem
Forragem
Planta forrageira
Citrullus Lanatus
Forragicultura
NAL Thesaurus: Animal nutrition
Data Created: 2018-01-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicasqualitativas....pdf37,92 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace