Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086851
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGALINDO, G. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. P. de
dc.contributor.authorMAGALHÃES, A. L. R.
dc.contributor.authorTEODORO, A. L.
dc.contributor.authorANDRADE, A. P. de
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.contributor.authorSANTOS, K. C. dos
dc.contributor.authorNASCIMENTO, D. B. do
dc.date.accessioned2018-11-17T23:30:58Z-
dc.date.available2018-11-17T23:30:58Z-
dc.date.created2018-01-31
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.; SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO; FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.; FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2017, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086851-
dc.descriptionA produção de pequenos ruminantes do Semiárido brasileiro tem a vegetação da Caatinga como suporte forrageiro basal, com uma grande variedade de espécies que compõem a dieta desses ruminantes. O desconhecimento do valor nutritivo ou mesmo o desuso de muitas das espécies forrageiras da Caatinga tem acarretado baixo em aproveitamento dessa vegetação natural e consequente comprometimento da produção animal. Assim, a avaliação das espécies forrageiras produzidas na Caatinga torna-se essencial para o aumento da eficiência pecuária de pequenos ruminantes dessa região. Objetivou-se avaliar as características químico-bromatológicas, cinética de degradação e digestibilidade in vitro verdadeira da matéria seca da espécie Poincianella bracteosa (Tul.) L.P.Queiroz, na forma in natura. Foram coletadas amostras de quatro plantas em área de Caatinga, no município de Petrolina-PE. Os ramos coletados apresentaram diâmetro de, no máximo, oito milímetros. Após a coleta, as amostras foram processadas e analisadas quanto à composição química no Laboratório de Nutrição Animal da UFRPE-Unidade Acadêmica de Garanhuns, enquanto que os ensaios in vitro foram realizados no Laboratório de Produção de Gases da mesma instituição. Observouse no fracionamento de carboidratos que a fração A+B1 foi de 474,6 g/kg CHT, seguida da fração C com 392,8 g/kg CHT, sendo este consequência do alto teor de celulose desta espécie presente nas folhas e ramos coletados. Já no fracionamento dos compostos nitrogenados, foram observados maiores teores da fração B1+B2 (481,5g/kg de PB). A degradação potencial (Dp) da P. brateosa foi de 60,55% e a digestibilidade verdadeira de 516 g/kg MS. Os resultados encontrados confirmam o potencial de utilização da espécie avaliada na alimentação de ruminantes, possibilitando a manutenção dos animais em regime de pastejo na Caatinga.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPequeno ruminante
dc.subjectAlimentação de ruminantes
dc.subjectForragem alternativa
dc.subjectVegetação da Caatinga
dc.subjectPoincianella bracteosa
dc.titleAtributos químico-bromatológicos, cinética de degradação e digestibilidade in vitro da matéria seca da Poincianella bracteosa (Tul) L. P. Queiroz.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-11-17T23:30:58Zpt_BR
dc.subject.thesagroNutrição animal
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroDigestibilidade
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroPastagem Nativa
dc.subject.nalthesaurusAnimal productionpt_BR
dc.subject.nalthesaurusPasturespt_BR
dc.subject.nalthesaurusForagept_BR
dc.subject.nalthesaurusDigestibilitypt_BR
dc.format.extent2p. 787-789.
riaa.ainfo.id1086851
riaa.ainfo.lastupdate2018-11-16
dc.contributor.institutionGISLANE MENDES GALINDO, Graduanda da UFRPE/UAG, Garanhuns, PE; LEANDRO PEREIRA DE OLIVEIRA, Doutorando da UFPB/CCA; ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MAGALHÃES, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE; ANA LÚCIA TEODORO, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE; ALBERICIO PEREIRA DE ANDRADE, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; KELLY CRISTINA DOS SANTOS, Doutoranda da UFRPE; DANIEL BEZERRA DO NASCIMENTO, UFRPE/UAG, Garanhuns, PE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Atributos....pdf43.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace