Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086880
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCOSTA, A. F. da
dc.contributor.authorTARDIN, F. D.
dc.contributor.authorCOSTA, H.
dc.contributor.authorROSSI, D. A.
dc.contributor.authorCAMPOS, W. F.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. R. de
dc.contributor.authorVIANA, A. P.
dc.contributor.authorRODRIGUES, R.
dc.contributor.authorPEREIRA, M. G.
dc.date.accessioned2018-02-01T00:01:48Z-
dc.date.available2018-02-01T00:01:48Z-
dc.date.created2018-01-31
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationRevista Científica Intelletto, Venda Nova do Imigrante, ES, v. 2, n. 2, p. 28-34, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086880-
dc.descriptionA viticultura é geradora de renda tanto em nível mundial como nacional. Entretanto, todas as regiões produtoras no Brasil são afetadas pelo míldio (Plasmopara viticola), doença que pode causar sérios danos a cultura. O objetivo do trabalho foi avaliar a resistência ao míldio de cultivares de uva introduzidas no norte fluminense. Para tanto foram avaliadas onze cultivares a saber, ?Rosalinda?; ?Itália?; ?Patrícia?; ?Kyoho?; ?Red Globe?; ?Roberta?; ?Rubi?; ?Niágara Rosada?; ?Isabel?; ?Moscatel de Hamburgo? e ?Romana?. As plantas foram conduzidas em sistema de ?latada?, no espaçamento 4,0 x 3,0 m, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições e quatro plantas por parcela. Foram realizadas duas avaliações quanto ao nível da doença, uma referente a leitura dos sintomas, por três avaliadores que utilizaram uma escala de notas variando de 1 (resistente) a 5 (suscetível), e a segunda seguindo a escala proposta por Azevedo (1997). Foi feita análise de variância e teste de comparação de médias de Scott-Knott (P<0,05). Não houve diferença significativa considerando-se os dados gerados pelos avaliadores pela escala de 1 a 5, contudo pela escala proposta por Azevedo (1997) detectou-se diferenças significativas entre cultivares para reação ao míldio. Os genótipos testados diferiram quanto à resistência, sendo possível agrupá-los em duas categorias, a saber, como resistentes: ?Romana?, ?Moscatel de Hamburgo?, ?Isabel? e Niágara Rosada?, e como suscetíveis: ?Rosalinda?, ?Itália?, ?Patrícia?, ?Kyoho?, ?Red Globe?, ?Roberta? e ?Rubi?.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResistência a doença
dc.titleComportamento de cultivares de videira em relação ao míldio.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-02-07T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroDoença de planta
dc.subject.nalthesaurusPlasmopara viticolapt_BR
riaa.ainfo.id1086880
riaa.ainfo.lastupdate2018-02-07 -02:00:00
dc.contributor.institutionAndréa Ferreira da Costa, Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural-Incaper; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; Hélcio Costa, Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural-Incaper; Drieli Aparecida Rossi, Faculdade Venda Nova do Imigrante; Wellington Ferreira Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; Alexandre Pio Viana, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Rosana Rodrigues, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Messias Gonzaga Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Comportamentocultivares2.pdf371.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace