Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1086889
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEITE, R. M. C.
ARAÚJO JÚNIOR, G. do N
CHAGAS, R. M. M.
SILVA, G. I. N. da
OLIVEIRA, G. M. P.
SILVA, A. R.
MOURA, M. S. B. de
SILVA, T. G. F. da
Additional Information: RENAN MATHEUS CORDEIRO LEITE, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; GEORGE DO NASCIMENTO ARAÚJO JÚNIOR, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; RAYLES MAYARA MOREIRA CHAGAS, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; GABRIEL ÍTALO NOVAES DA SILVA, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; GABRIELA MAYARA PEREIRA OLIVEIRA, UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE; ALLAN RODRIGUES SILVA, Bolsista FACEPE/CNPq; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professo da UFRPE/UAST, Serra Talhada, PE.
Title: A eficiência do uso de radiação não varia conforme a cultivar de palma forrageira.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 12.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 18.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE RUMINANTES, 5.; SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS ANIMAIS, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE AMBIÊNCIA, BEM-ESTAR ANIMAL E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, 1.; SIMPÓSIO IMPORTÂNCIA DAS PASTAGENS NATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE PECUÁRIA NO SEMIÁRIDO; FÓRUM DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E RECURSOS PESQUEIROS DO NORDESTE, 7.; FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ACADEMIA, AGENTES DE EXTENSÃO RURAL E PRODUTORES, 1. 2017, Juazeiro, BA. Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão: anais. Petrolina: Univasf: Embrapa Semiárido: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão de Pernambuco, 2017.
Pages: p. 2575-2578.
Language: pt_BR
Keywords: Cactácea
Radiação fotossinteticamente
Semiárido
Description: Estudos mostram a existência de uma relação entre a biomassa e a radiação fotossinteticamente ativa absorvida pelas culturas, sendo determinante para a produtividade. O uso efetivo da radiação nas plantas depende da capacidade de interceptação do dossel, variando assim, de acordo com as características morfológicas. Neste estudo, objetivou-se determinar a eficiência do uso da radiação de três cultivares de palma forrageira. O experimento foi conduzido de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017 no Centro de Referência Internacional de Estudos Agrometeorológicos de Palma e Outras Plantas Forrageiras, no município de Serra Talhada, PE, com as cultivares dispostas em delineamento em blocos ao acaso e quatro repetições. As cultivares estudadas foram a IPA Sertânia (Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dyck), Miúda (Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dyck) e Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta (Haw.) Haw.). Na ocasião da colheita, leituras da radiação fotossinteticamente ativa (RFA) incidente acima (I0) e abaixo do dossel (I) foram feitas por meio de um ceptômetro, entre 11 e 13 horas sob condição de céu claro. Os valores acumulados de RFA interceptada (RFAINTER) e absorvida (RFAABSOR) por cultivar foram estimados ao longo do ciclo. A partir do produto entre a massa fresca da planta, conteúdo de matéria seca e densidade final de plantas por parcela, obteve-se a biomassa seca em g m-2. Com a razão entre a biomassa seca (g m-2) e a RFAABSOR (MJ m-2), calculou-se a eficiência no uso da radiação, em g MJ-1. A RFAINTER e RFAABSOR apresentaram valores entre 1.009 a 1.242 MJ m-2 e 807 a 993 MJ m-2, respectivamente, sendo que a Orelha de Elefante Mexicana se destacou em relação às demais cultivares (p<0,05). A eficiência de conversão de RFAABSOR em biomassa seca alcançou valores entre 1,00 e 1,17 g MJ-1, porém não apresentando diferença (p>0,05) entre as cultivares.
Thesagro: Palma forrageira
Pastagem
Data Created: 2018-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aeficiencia....pdf262 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace