Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, J. D. B.
dc.contributor.authorCERQUEIRA, V. D.
dc.contributor.authorBEZERRA JUNIOR, P. S.
dc.contributor.authorBEZERRA, D. K. O.
dc.contributor.authorARAUJO, F. R.
dc.contributor.authorDIAS, A. de C. L.
dc.contributor.authorARAÚJO, C. P.
dc.contributor.authorRIET-CORREA, G.
dc.date.accessioned2018-02-06T23:37:02Z-
dc.date.available2018-02-06T23:37:02Z-
dc.date.created2018-02-06
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationPesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v. 37, n. 11, p. 1198-1204, novembro 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087113-
dc.descriptionEste estudo teve como objetivo avaliar lesões sugestivas de tuberculose em búfalos abatidos em matadouros oficiais no Estado do Amapá, Brasil, a fim de confirmar o diagnóstico de tuberculose por avaliação histopatológica e molecular. As amostras de tecido de 20 búfalos que apresentavam lesões sugestivas de tuberculose, dos municípios de Macapá e Santana, foram coletadas. As amostras foram divididas em duas partes: uma delas foi fixada em formalina a 10% tamponada e rotineiramente processadas para avaliação histopatológica, coradas pela hematoxilina-eosina e Ziehl-Neelsen; e o outra parte foi usado para Nested-PCR para o complexo de Mycobacterium tuberculosis (CMT) e para Mycobacterium bovis. As lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose foram observadas nos pulmões, linfonodos brônquicos, mediastínicos, retrofaríngeos e submandibulares, fígado e pleura. Histopatologicamente, todas as amostras apresentaram lesões sugestivas de tuberculose, caracterizadas por granulomas compostos por grande quantidade de infiltração de células epitelióides, células de Langerhans e linfócitos, margeando um centro necrótico, calcificado ou não, rodeado por cápsula de tecido conjuntivo fibroso. Bacilos álcool-ácido resistentes foram observados nos tecidos de 3/20 (15%) búfalos. Com relação à detecção molecular, 13/20 (65%) bubalinos apresentaram amostras de tecidos positivos: 6 foram positivos nas Nested-PCRs para CMT e M. bovis, um foi positivo apenas na Nested-PCR para CMT, e 6 foram positivos apenas na Nested-PCR para M. bovis. Os resultados deste estudo demonstram a importância de diagnosticar a tuberculose em búfalos na região e apontam para a necessidade de implementar medidas eficazes para controlar e erradicar a enfermidade.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComplexo Mycobacterium tuberculosispt_BR
dc.subjectNested-PCRpt_BR
dc.titleDiagnóstico histopatológico e molecular de lesões sugestivas de tuberculose em búfalos abatidos nos municípios de Macapá e Santana, estado do Amapá.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-02-21T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroTuberculose
dc.subject.thesagroBúfalo
dc.subject.thesagroMycobacterium bovis
dc.subject.thesagroHistopatologia
dc.subject.nalthesaurusHistopathology
dc.subject.nalthesaurusTuberculosis
dc.subject.nalthesaurusBuffaloes
dc.description.notesTítulo em inglês: Histopathological and molecular diagnosis of lesions suggestive of tuberculosis in buffaloes slaughtered in the municipalities of Macapá and Santana, Amapá state, Brazil.
riaa.ainfo.id1087113
riaa.ainfo.lastupdate2018-02-21 -03:00:00
dc.contributor.institutionJuliana Daniele B. Pereira, Universidade Federal do Pará; Valiria D. Cerqueira, Universidade Federal do Pará; Pedro S. Bezerra Junior, Universidade Federal do Pará; Daniella K. Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Pará; FLABIO RIBEIRO ARAUJO, CNPGC; Adriana de Cássia L. Dias, Universidade Federal do Pará; Cristina P. Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Gabriela Riet-Correa, Universidade Federal do Pará.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diagnosticohistopatologicoemoleculardelesoessugestivas.pdf323.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace