Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTORRES, T. Z.
dc.contributor.authorRODRIGUES, L. N.
dc.contributor.authorSCHULER, A. E.
dc.contributor.authorTERNES, S.
dc.date.accessioned2018-02-06T23:40:43Z-
dc.date.available2018-02-06T23:40:43Z-
dc.date.created2018-02-06
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2017, Ponta Grossa. Conhecimento: a alavanca do desenvolvimento. Ponta Grossa: UEPG, 2017.
dc.identifier.issn2175-7623
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087225-
dc.descriptionA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do governo federal brasileiro, instituiu a Rede AgroHidro para estudar as interações da agricultura com os recursos hídricos de bacias hidrográficas em diferentes biomas brasileiros. Para isto realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter longitudinal. Na primeira fase levantaram-se informações junto aos integrantes da Rede, sobre os aspectos relativos às competências individuais e à estrutura e gestão da Rede. Na segunda identificaram-se os elementos favorecedores da estruturação, desenvolvimento e gestão da Rede. Concluiu-se que os aspectos organizacionais e as relações e influências destes nas interações sociais ocorridas na Rede devem favorecer ações de troca de dados, informações, conhecimentos e experiências para facilitar a execução das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); promover uma gestão compartilhada para desenvolver vínculos entre os pares; estimular a organização de informações nas diversas áreas de conhecimentos e temas que envolvam as necessidades da Rede; e fortalecer as relações entre os pares a partir do estabelecimento de princípios comunicacionais voltados para autonomia crítica, dialogismo, corresponsabilidade entre os pares e pensamento complexo. Quanto aos aspectos relacionados à gestão, desenvolvimento e estruturação da Rede AgroHidro concluiu-se que as competências humanas e organizacionais existentes na Rede; o modelo de gestão praticado pelos diversos gestores que a integram; o excesso de burocracia; e o estabelecimento de papéis/atribuições claras entre os seus integrantes são fatores que favorecem, em maior ou menor grau, a estruturação, desenvolvimento e gestão da Rede.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRede AgroHidro
dc.subjectRedes de pesquisa
dc.subjectGestão de Redes de Pesquisa
dc.subjectEstruturação de Redes de Pesquisa
dc.subjectResearch networks
dc.subjectResearch network management
dc.subjectStructuring research networks
dc.titleFundamentos para a estruturação, desenvolvimento e gestão de redes de pesquisa: o caso da Rede AgroHidro da Embrapa.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2020-01-21T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroRecurso hídrico
dc.subject.nalthesaurusWater resources
dc.subject.nalthesaurusResearch and development
dc.description.notesADM 2017.
dc.format.extent212 p.
riaa.ainfo.id1087225
riaa.ainfo.lastupdate2020-01-21 -02:00:00
dc.contributor.institutionTERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; LINEU NEIVA RODRIGUES, CPAC; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; SONIA TERNES, CNPTIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLTerciaAdm2017.pdf572,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace