Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087488
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROELIS, B. V.
TIAGO, A. V.
BALDONI, A. B.
TONINI, H.
Additional Information: BRUNO VINDILINO ROELIS, UNEMAT; AUANA VICENTE TIAGO, UNEMAT; AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT; HELIO TONINI, CPPSUL.
Title: Caracterização morfológica de sementes de Castanheira-do-Brasil oriundas de floresta nativa e plantio comercial da região norte do estado Mato Grosso.
Publisher: In: JORNADA CIENTIFICA DA UNEMAT, 8., 2017, CACERES, MT. Anais... Caceres, MT, Unemat, 2017. não paginado.
Language: pt_BR
Keywords: Caracterização morfológica
Plantio comercial
Mato grosso
Description: A Castanheira-do-Brasil, Bertholletia excelsa Bonpl, é uma das maiores árvores da floresta amazônica e suas sementes são uns dos principais produtos coletados e vendidos por extrativistas. Sua amêndoa possui alto valor econômico, possui 17% de proteína e aminoácidos essenciais ao ser humano e apresenta grande consumo no mercado exterior. Caracterizar a semente também está relacionado a características de dispersão e do estabelecimento de plântulas, e assim utilizar para diferenciar espécies pioneiras e não-pioneiras em florestas tropicais. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo realizar uma caracterização morfológica de sementes de Castanheira-do-Brasil oriundas de floresta nativa e plantio comercial da região norte do estado Mato Grosso, visando identificar caracteres taxonômicos, ecológicos e agronômicos úteis para a conservação, manutenção e comercialização de produtos florestais não madeireiros (PFNM) da espécie. As sementes foram avaliadas quanto às características de massa, comprimento, largura e altura. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste deScott-Knott, a 5% de probabilidade. Houve diferença significativa para a maioria das características avaliadas em ambas as populações, com exceção da largura e altura da semente na população nativa e do peso da amêndoa no plantio comercial. Existe variabilidade nas características avaliadas nas sementes de B. excelsa na população nativa, sendo esta promissora para seleção de materiais a serem utilizados em programas de melhoramento genético. O plantio comercial, apesar de já ter passado por uma seleção de materiais genéticos no período de sua formação, ainda apresenta variação nas características avaliadas.
Thesagro: Bertholletia excelsa
Castanha do para
Data Created: 2018-02-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017cpamtaisybaldonimorfologiasementecastanheiraflorestanativamt.pdf306,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace