Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087738
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, R. R. S. de
VENTURIERI, A.
SAMPAIO, S. M. N.
LIMA, A. M. M. de
ROCHA, E. J. P. da
Additional Information: Rodrigo Rafael Souza de Oliveira, INPE/CRA; ADRIANO VENTURIERI, CPATU; SANDRA MARIA NEIVA SAMPAIO, CPATU; Aline Maria Meiguins de Lima, UFPA; Edson José Paulino da Rocha, UFPA.
Title: Dinâmica de uso e cobertura da terra das regiões de integração do Araguaia e Tapajós/PA, para os anos de 2008 e 2010.
Publisher: Revista Brasileira de Cartografia, v. 68, n. 7, p. 1411-1424, jul./ago. 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Sistemas de Informações Geográficas
Paisagem.
Description: A contínua incorporação de áreas florestais ao processo produtivo tem acarretado mudanças significativas na paisagem. Na Amazônia, com o avanço da fronteira agrícola, bem como a consolidação de atividades produtivas em determinadas áreas, essas transformações podem ser percebidas com maior evidência. Tal problemática também é observada nas Regiões de Integração - RI do Araguaia e Tapajós, Sudeste e Sudoeste do estado do Pará, respectivamente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia Legal, utilizando como recorte de análise, as Regiões de Integração do Araguaia e Tapajós no Estado do Pará, com dados de uso e cobertura da terra do Projeto TerraClass para os anos de 2008 e 2010, no intuito de delinear recomendações visando uma melhor utilização da terra e dos recursos naturais disponíveis e, na tomada de decisão para a gestão territorial e implementação de políticas públicas. Portanto, verificou-se que a RI do Tapajós apresenta forte dinâmica de uso e cobertura da terra entre os anos de 2008 e 2010, principalmente no que tange as classes de uso da terra. No entanto, tanto para o ano de 2008 quanto para o ano de 2010 pode-se verificar que a RI do Tapajós ainda possui significativa parcela de áreas com cobertura vegetal. Já para a RI do Araguaia a dinâmica de uso e cobertura da terra ocorre de forma diferenciada, com significativa alteração entre as classes durante os anos analisados. No entanto, para a RI do Araguaia assim como para a RI do Tapajós a maior intensidade da dinâmica de uso ocorre entre as classes de pastagem, sendo que para a RI do Araguaia houve relativa perda das áreas com pastagem manejada (pasto limpo) para áreas de pasto com a presença de invasoras (pasto sujo) ou em fase de regeneração. Por meio das análises dos resultados alcançados pode-se confirmar que a Região de Integração do Tapajós apresenta maior dinâmica de uso e cobertura da terra se comparada a Região de Integração do Araguaia, devido ao histórico de ocupação das mesmas, visto que a RI do Tapajós apresenta significativa porcentagem de áreas verdes e poucas tipologias de uso da terra consolidadas, bem como por estarem sob influencias de rodovias que apresentam processos diferenciados e estão em estágios de evolução diferentes.
Thesagro: Uso da Terra.
Data Created: 2018-02-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1061108011PB.pdf4,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace