Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088432
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DANTAS, L. B.
SILVA, A. R.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
FELSEMBURGH, C. A.
Additional Information: Louise Batista Dantas, GRADUANDA UFOPA; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; Cristina Aledi Felsemburgh, UFOPA.
Title: Avaliação do crescimento inicial de cumaru - Dipteryx odorata e mogno africano - Khaya ivorensis em sistema ILPF.
Publisher: In: SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 17., 2017, Altamira. Anais... Altamira: Universidade Federal do Pará, 2017.
Pages: p. 24-28.
Language: pt_BR
Keywords: Ilpf
Mogno africano
Cultivo consorciado.
Description: A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), tem por objetivo recuperar áreas alteradas ou degradadas; o sistema em si é elaborado por meio de cultivos consorciados, rotacionados ou em sucessão, estimulando uma produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento inicial das espécies florestais: cumarú (Dipterix odorata) e mogno africano (Khaya ivorensis) em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta em plantio puro e misto. O crescimento foi monitorado a cada mês no período de dezembro de 2016 a abril de 2017, determinando o diâmetro do colo e a altura das plantas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 12 repetições. O cumaru apresentou maior crescimento em diâmetro e altura em plantio misto tendo diferença significativa (P=0,05) de um plantio para o outro. O mogno africano também apresentou maiores médias de crescimento em plantio misto, mostrando diferença significativa (P=0,05) nas médias de altura, no entanto não foi possível observar diferença estatística (P=0,05) entre as médias do diâmetro. O cumaru mostrou maior desenvolvimento em diâmetro em plantio puro, e maior altura em plantio misto. O desenvolvimento em diâmetro do mogno africano não diferiu entre os plantios, porém apresentou maior crescimento em altura em plantio misto.
Thesagro: Cumaru.
Crescimento
Data Created: 2018-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sica2017p24.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace