Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088505
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BRAGA, A. G. S.
SOUZA, K. F. A. de
BARBIERI, F. da S.
FERNANDES, C. de F.
ROCHA, R. B.
VIEIRA JUNIOR, J. R.
LACERDA, C. L.
CELESTINO, C. O.
FACUNDO, V. A.
BRITO, L. G.
Additional Information: Andrina Guimarães Silva BRAGA, UFAM; Krishna Ferri Alencar de SOUZA, CPAF-RO; FABIO DA SILVA BARBIERI, CPATU; CLEBERSON DE FREITAS FERNANDES, CNPAT; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-Rondonia; JOSE ROBERTO VIEIRA JUNIOR, CPAF-Rondonia; Clariana Lins LACERDA, CPAF-Rondônia; Caroline Oliveira CELESTINO, CPAF-Rondônia; Valdir Alves FACUNDO, UFRO; LUCIANA GATTO BRITO, CPATU.
Title: Acaricidal activity of extracts from different structures of Piper tuberculatum against larvae and adults of Rhipicephalus microplus.
Publisher: Acta Amazonica, Manaus, v. 48, n. 1, p. 57-62, 2018.
Language: en
Keywords: Carrapato dos bovinos
Bioensaios
Biomoléculas ativas.
Description: Estratégias de controle do carrapato dos bovinos, Rhipicephalus microplus, fundamentam-se na utilização de pesticidas. Os principais grupos químicos utilizados atualmente mostram-se ineficazes devido ao surgimento de populações resistentes. A pesquisa de novas moléculas com eficiência acaricida é uma necessidade para manutenção da produtividade dos rebanhos bovinos estabelecidos em regiões de clima tropical. Avaliamos a atividade de Piper tuberculatum para o controle de fêmeas ingurgitadas e larvas de R. microplus através de bioensaios de imersão de adultos e de pacotes de larvas. As concentrações avaliadas foram de 50; 25; 12,50; 6,25; 3,12 e 1,56 mg mL-1 de extrato etanólico de folha, talo e fruto de P. tuberculatum. As concentrações letais para 50% dos indivíduos (CL50) após 24 horas de exposição de larvas de R. microplus foram 3,62; 3,99 e 5,30 mg mL-1 para os extratos etanólicos de fruto, talo e folha, respectivamente. Para fêmeas ingurgitadas, a maior eficácia resultou da concentração de 50 mg mL-1 de extrato de fruto (71.57%). O principal efeito dos extratos etanólicos de P. tuberculatum foi sobre a eclodibilidade, com uma redução de 55.63% para extratos de fruto e folha. P. tuberculatum mostra-se promissora como fonte de moléculas candidatas a uso em pesticidas, em formulações destinadas ao controle das infestações de R. microplus.
Thesagro: Piperaceae.
Data Created: 2018-03-05
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acaricidal2018.pdf137,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace