Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, J. L.
dc.contributor.authorSILVA, V. Q. R. da
dc.contributor.authorZOLIN, C. A.
dc.contributor.authorSOARES, M. B.
dc.contributor.authorMACHADO, B. G.
dc.contributor.authorBACCIN, G. N.
dc.contributor.authorCOSTAS, R. S.
dc.date.accessioned2022-02-01T01:58:39Z-
dc.date.available2022-02-01T01:58:39Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 53-56.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088701-
dc.descriptionA cultura da palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.) tem grande potencial para contribuir na efetivação da produção de biocombustíveis no Brasil, sendo uma das espécies oleaginosas com maior adensamento energético e ampla adaptação ao território nacional. O potencial da cultura é reconhecido pelo governo federal ao defini-la como espécie estratégica para uso energético no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). É uma palmeira monoica, com produção contínua ao longo do ano e inflorescências masculinas e femininas produzidas em ciclos alternados de duração variável. Na axila de cada folha emitida desenvolve-se uma gema floral que pode transformar-se em inflorescência masculina, feminina ou hermafrodita (Ramalho Filho, 2010). Diante de sua alta produção de óleo, com qualidade para fins alimentícios, energéticos, siderúrgicos, cosméticos, dentre outros, é essencial avançar em conhecimento sobre a produção de cachos por planta, a qual está diretamente relacionada à emissão de inflorescências. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a emissão de inflorescências em duas cultivares de palma de óleo, sob cinco diferentes níveis de depleção de água no solo, bem como a relação de gênero entre as inflorescências.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPalma de óleo
dc.subjectSinop
dc.subjectMato Grosso
dc.subjectCultivar
dc.subjectBRS C2528
dc.subjectBRS C2501
dc.titleEmissão de inflorescências de palma de óleo (Elaeis Guineensis Jacq.) sob diferentes níveis de depleção de água no solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroInflorescência
dc.subject.thesagroElaeis guineensis
dc.subject.thesagroDendê
dc.subject.thesagroVariedade
riaa.ainfo.id1088701
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-31
dc.contributor.institutionJESSICA LIMA VIANA, UFMT-SINOP; VANESSA QUITETE RIBEIRO DA SILVA, CPAMT; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; MATHEUS BORTOLANZA SOARES, UFMT-SINOP; BERNARD GOMES MACHADO, UFMT-SINOP; GUILHERME NOVI BACCIN, UFMT-SINOP; RONALDO SANTOS COSTAS, UFMT-SINOP.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-cpamt-vqrs-emissao-inflorescencias-palma-oleo-diferentes-niveis-deplecao-agua-solo-p-53-56.pdf452,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace