Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088703
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: JESUS, M. R. da S. de
SILVA, S. de O.
SILVEIRA, D. G.
SEREJO, J. A. dos S.
SAMPAIO, A. H. R.
CALBO, A. G.
Additional Information: MANUELA RAMOS DA SILVA DE JESUS, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; SEBASTIÃO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPMF; DANIELA GARCIA SILVEIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF; ANTONIO HÉLDER RODRIGUES SAMPAIO, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Piauí; ADONAI GIMENEZ CALBO, CNPDIA.
Title: Pré-seleção de poliploides por métodos foliares em acessos de bananeira.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 12, p. 1957-1963, dez. 2016.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Physiology and production of 'Niagara Rosada' grapevine in vertical shoot positioning and in Y-shaped training systems .
Keywords: DNA content
Leaf turgor
Wiltmeter
Citometria de fluxo
Conteúdo de DNA
Turgescência foliar
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar métodos foliares para pré-selecionar poliploides putativos de bananeira em trabalhos com poliploidização in vitro. A espessura foliar, estimada a partir da massa específica das matérias fresca e seca de discos foliares, e a turgescência foliar das plantas, medida diretamente nas plantas às 6h30 da manhã com o aparelho Wiltmeter, foram determinadas em mudas de bananeira diploides (Calcutta e Lidi), triploides (Grande Naine e Williams) e tetraploides (Bucanero e Calypso). A avaliação do conteúdo de DNA foi realizada por citometria de fluxo, tendo-se substituído o diploide Lidi pelo NBA, e o triploide Williams pelo Caipira. Os genótipos com maior ploidia apresentaram maior massa de matéria fresca do disco foliar. O potencial de turgescência foliar também se relacionou significativamente com a ploidia. Os genomas diploides apresentaram os menores conteúdos de DNA (0,96 pg); os triploides Grande Naine (1,48 pg) e Caipira (1,63 pg), conteúdos intermediários; e os tetraploides Calypso (1,90 pg) e Bucanero (2,26 pg), os maiores conteúdos. A massa de matéria fresca de discos foliares e a turgescência foliar das plantas, sob adequado manejo de irrigação, podem ser utilizadas para pré-selecionar tetraploides de bananeira em trabalhos de poliploidização in vitro.
Thesagro: Banana
NAL Thesaurus: Musa
Flow cytometry
Data Created: 2018-03-07
ISSN: 1678-3921
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Preselecaodepoliploidespormetodosfoliaresemacessosdebananeira.pdf348,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace