Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSERAFIM, R. C.
dc.contributor.authorIKEDA, F. S.
dc.contributor.authorFERNANDES, D. O.
dc.contributor.authorCAVALIERI, S. D.
dc.contributor.authorLIMA JÚNIOR, F. de M.
dc.contributor.authorFONSECA, B. T. da
dc.contributor.authorMETZ, L. H.
dc.contributor.authorBALAN, M. A.
dc.contributor.authorCHAPLA, M. V.
dc.date.accessioned2022-02-01T01:59:46Z-
dc.date.available2022-02-01T01:59:46Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 72-74.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088725-
dc.descriptionA cultura do feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] está entre as espécies de maior importância na alimentação humana. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste detêm as maiores produções e o Centro-Oeste vem se destacando nos últimos tempos devido o desenvolvimento de cultivares eretas e semieretas que favorecem o cultivo mecanizado, citando-se como exemplo as cultivares BRS Tumucumaque, BRS Nova Era e BRS Imponente, já plantadas comercialmente no estado de Mato Grosso. Entre os fatores de maior influência na redução da produtividade, encontram-se as plantas daninhas, que quando não controladas afetam o crescimento, o desenvolvimento e a respectiva produtividade, sendo assim um dos principais componentes do custo de produção, podendo reduzir o rendimento em até 90% (Fontes et al., 2010). A estratégia mais utilizada para o controle é a capina manual, já que se trata de uma cultura geralmente utilizada por pequenos produtores. Entre as práticas de manejo que seriam recomendadas para grandes cultivos da cultura seria o uso de herbicidas. No entanto, esse método é limitado na cultura do feijão-caupi, pela falta de produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que impede a recomendação e uso desses produtos (Silva; Albertino, 2009). Devido a isso, pesquisas em relação à seletividade de produtos à cultura vêm ganhando espaço (Mesquita, 2011). Entre as possibilidades de uso encontra-se o bentazon e o bentazon+imazamox. O bentazon é um herbicida do grupo químico das Benzotiadiazinonas, inibidor do fotossistema II. É utilizado apenas em pós-emergência, devido à absorção primariamente foliar e pequena translocação. Os efeitos de fitotoxicidade são notórios nas proximidades e/ou locais da pulverização, assim sendo um herbicida de contato. Com a dessecação do tecido foliar, a atividade fotossintética é reduzida levando a paralização do crescimento e morte da planta. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de doses de bentazon sobre cultivares de feijão-caupi.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFeijão caupi
dc.subjectCultivar
dc.subjectBRS Tumucumaque
dc.subjectBRS Nova Era
dc.subjectBRS Imponente
dc.subjectSinop
dc.subjectMato Grosso
dc.titleSeletividade de bentazon em cultivares de feijão-caupi.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroVariedade
dc.subject.thesagroFeijão de corda
dc.subject.thesagroVigna unguiculata
riaa.ainfo.id1088725
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-31
dc.contributor.institutionRAFAEL CARLOS SERAFIM, UFMT-SINOP; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; DIEGO ORTEGA FERNANDES, UFMT-SINOP; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; FÉLIX DE MORAIS LIMA JÚNIOR, UFMT-SINOP; BÁRBARA THAIS DA FONSECA, UFMT-SINOP; LUÍS HENRIQUE METZ, UFMT-SINOP; MATHEUS AGOSTINHO BALAN, UFMT-SINOP; MARCOS VINÍCIUS CHAPLA, UFMT-SINOP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017-cpamt-fsi-seletividade-bentazon-cultivares-feijao-caupi-p-72-74.pdf409,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace