Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBALAN, M. A.
dc.contributor.authorCAVALIERI, S. D.
dc.contributor.authorIKEDA, F. S.
dc.contributor.authorMETZ, L. H.
dc.contributor.authorFONSECA, B. T. da
dc.contributor.authorLIMA JUNIOR, F. de M.
dc.contributor.authorSILVA, J. N. da
dc.contributor.authorFERNANDES, D. O.
dc.date.accessioned2022-02-01T13:01:05Z-
dc.date.available2022-02-01T13:01:05Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 95-98.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088740-
dc.descriptionO gênero Crotalaria é um dos maiores da família Fabaceae com cerca de 690 espécies distribuídas em regiões tropicais e subtropicais (Garcia et al., 2013). Dentre as espécies com importância para a agricultura brasileira, destaca-se a Crotalaria ochroleuca, que possui benefícios, como o aporte de nutrientes no solo (Santos et al., 2010), a produção de palha para o plantio direto (Gitti et al., 2012), o manejo de plantas daninhas devido à capacidade competitiva (Mosjidis; Wehtje, 2011) e o potencial nematicida, sendo eficiente no manejo dos nematoides das lesões radiculares e formadores de galha (Wang et al., 2003). O cultivo de crotalária é, portanto, recomendado para os sistemas de sucessão/rotação de culturas. As espécies de crotalária têm também potencial para uso em sistemas de consórcio de culturas, principalmente com a cultura do milho, o que possibilita o melhor aproveitamento do ano agrícola, tendo no mesmo período, o retorno econômico com a produção de grãos e os benefícios desse adubo verde. Todavia, para o sistema de consórcio de milho com C. ochroleuca, há carência de informações quanto à seletividade de herbicidas utilizados no milho para as plantas de crotalária, ao manejo de plantas daninhas e à interferência da crotalária no desenvolvimento do milho, principalmente quando a semeadura das espécies é simultânea. Nesse sentido, faz-se necessário a aplicação de herbicidas em dosagens adequadas para inibir o crescimento da crotalária e controlar as plantas daninhas, sem prejudicar a produção de grãos de milho. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho avaliar a seletividade de herbicidas registrados para a cultura do milho para C. ochroleuca na modalidade de aplicação em pré-emergência.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCrotalaria ochroleuca
dc.subjectConsorcio
dc.subjectSinop-MT
dc.titleSeletividade de herbicidas aplicados em pré-emergência para crotalaria ochroleuca visando o consórcio com milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHerbicida
dc.subject.thesagroPré-emergência
dc.subject.thesagroPós-emergência
dc.subject.thesagroCrotalaria
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroRotação de cultura
dc.subject.thesagroSistema de cultivo
riaa.ainfo.id1088740
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-01
dc.contributor.institutionMATHEUS AGOSTINHO BALAN, UFMT-SINOP; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; LUÍS HENRIQUE METZ, UFMT-SINOP; BÁRBARA THAÍS DA FONSECA, UFMT-SINOP; FÉLIX DE MORAIS LIMA JUNIOR, UFMT-SINOP; JACKSON NOGUEIRA DA SILVA, UFMT-SINOP; DIEGO ORTEGA FERNANDES, UFMT-SINOP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace