Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088749
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBALAN, M. A.
dc.contributor.authorCAVALIERI, S. D.
dc.contributor.authorIKEDA, F. S.
dc.contributor.authorMETZ, L. H.
dc.contributor.authorFONSECA, B. T. da
dc.contributor.authorLIMA JUNIOR, F. de M.
dc.contributor.authorSILVA, J. N. da
dc.contributor.authorFERNANDES, D. O.
dc.date.accessioned2022-02-07T15:00:39Z-
dc.date.available2022-02-07T15:00:39Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 116-119.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088749-
dc.descriptionAs espécies de plantas do gênero Crotalaria vem sendo estudas e utilizadas nos sistemas de produção agrícola como plantas de cobertura/adubo verde para melhoria da estrutura do solo, fixação biológica de nitrogênio, reciclagem de nutrientes, manejo de nematoides e supressão de plantas daninhas. Além disso, apresentam grande potencial para ser utilizadas em sistemas de consórcio com culturas, especialmente com o milho. Isso possibilita o melhor aproveitamento do ano agrícola, tendo no mesmo período, o retorno econômico com a produção de grãos e os benefícios desse adubo verde (Telhado, 2007). A Crotalaria spectabilis caracteriza-se por apresentar porte arbustivo mediano (0,6 a 1,5 m), raiz pivotante profunda capaz de romper camadas compactadas e crescimento inicial lento. Em função do lento desenvolvimento inicial, comparada às outras espécies do gênero, a semeadura da C. spectabilis tem sido recomendada com população de plantas por hectare elevada (Carvalho et al., 2003). Esse maior adensamento contribui para o manejo de nematoides, devido a maior possibilidade de penetração do fitoparasita no sistema radicular da crotalaria, por haver maior número de plantas por área. Logo, com a utilização do consórcio de crotalária com a cultura do milho, é estritamente importante prospectar herbicidas que controlem plantas daninhas e possíveis plantas voluntárias oriundas de sementes depositadas no solo após a colheita da cultura anterior. Todavia, para viabilizar esse consórcio, esses herbicidas devem apresentar seletividade para as duas culturas, apesar das diferenças botânicas e fisiológicas entre as espécies. Desta forma, objetivou-se com este trabalho avaliar a seletividade de herbicidas registrados para a cultura do milho para C. spectabilis na modalidade de aplicação em pré-emergência.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSinop-MT
dc.titleSeletividade de herbicidas aplicados em pré-emergência para crotalaria spectabilis visando o consórcio com milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHerbicida
dc.subject.thesagroPré-emergência
dc.subject.thesagroPós-emergência
dc.subject.thesagroCrotalaria
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroRotação de cultura
dc.subject.thesagroSistema de cultivo
riaa.ainfo.id1088749
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-07
dc.contributor.institutionMATHEUS AGOSTINHO BALAN, UFMT-SINOP; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; LUÍS HENRIQUE METZ, UFMT-SINOP; BÁRBARA THAÍS DA FONSECA, UFMT-SINOP; FÉLIX DE MORAIS LIMA JUNIOR, UFMT-SINOP; JACKSON NOGUEIRA DA SILVA, UFMT-SINOP; DIEGO ORTEGA FERNANDES, UFMT-SINOP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace