Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088790
Título: Aporte de nitrogênio em grãos de soja na integração lavoura-pecuária-floresta.
Autoria: FARIAS, J. B.
CARVALHO, G. de
CAMARGO, D.
GREGOLIN, F. S.
LANGE, A.
BEHLING, M.
Afiliação: JAQUELINE BENTO FARIAS, UFMT-SINOP; GÉSSICA DE CARVALHO, UFMT-SINOP; DIEGO CAMARGO, UFMT-SINOP; FERNANDA SCHMITT GREGOLIN, UFMT-SINOP; ANDERSON LANGE, UFMT-SINOP; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 164-167.
Conteúdo: O aumento da oferta de produtos agropecuários e florestais sem a expansão da fronteira agrícola pode ser realizado através da implantação dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Na ILPF a produção de grãos, fibras, carne, energia entre outros, é realizada por meio do cultivo simultâneo e/ou sequencial de espécies arbóreas com culturas agrícolas e/ou criação de animais, maximizando a utilização dos ciclos biológicos das plantas e animais e dos efeitos residuais de corretivos e fertilizantes, visando o aumento da sustentabilidade e redução dos impactos ao ambiente (Macedo, 2009). A soja (Glycine max (L.) Merrill), cultura de grande importância socioeconômica para o Brasil, possui elevado potencial para uso no sistema, uma vez que promove o enriquecimento do solo com nitrogênio, favorecendo o crescimento da espécie florestal e da forrageira subsequente. No entanto, o sucesso do sistema ILPF depende da escolha das espécies que serão consorciadas. Deve existir uma relação harmônica entre elas, evitando perdas de produtividade por qualquer um dos componentes do sistema (Braz et al., 2010; Oliveira Neto et al., 2010). Assim, na ILPF, é necessário avaliar a capacidade produtiva dos componentes envolvidos no sistema e determinar os fatores que influenciarão a produtividade e a melhor combinação entre eles, uma vez que a competição por água, luz e nutrientes entre os componentes pode limitar à produção das culturas agrícolas (Lacerda et al., 2009; Schreiner, 1989). No entanto, há pouca informação sobre o efeito do componente florestal sobre as culturas agrícolas, principalmente sobre a absorção, acúmulo e eficiência de uso de nutrientes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do componente florestal sobre o teor, conteúdo e eficiência de uso de N nos grãos de soja, cultivada em sistema ILPF.
Thesagro: Grão
Soja
Nitrogênio
Glycine max
Eucalipto
Palavras-chave: Sistema integrado
Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
BRSGO 8560RR
Sinop-MT
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-cpamt-mb-aporte-nitrogenio-graos-soja-ilpf-p-164-167.pdf484,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace