Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088796
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTIAGO, A. V.
dc.contributor.authorPEDRI, E. C. M. de
dc.contributor.authorHOOGERHEIDE, E. S. S.
dc.contributor.authorPINTO, J. M. A.
dc.contributor.authorROSSI, A. A. B.
dc.date.accessioned2022-02-08T02:03:52Z-
dc.date.available2022-02-08T02:03:52Z-
dc.date.created2018-03-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 192-195.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088796-
dc.descriptionGrande parte do cultivo da mandioca na região Amazônica é realizada em sistemas agrícolas tradicionais, promovendo a conservação in situ da diversidade genética, pois mantêm uma grande variabilidade de materiais crioulos, contribuindo aos programas de melhoramento genético com a cultura (Fuhrmann, 2015). Os marcadores microssatélites SSR (simple sequence repeat), é um dos marcadores atualmente mais utilizado para estudos de diversidade genética, pois são considerados como altamente informativo devido sua natureza multialélica, herança codominante (Oliveira et al., 2006). Tendo em vista a importância da cultura da mandioca para a segurança alimentar, a alta diversidade encontrada nos sistemas de cultivos tradicionais, vista o Mato Grosso ser um centro de domesticação da mandioca, torna-se importante a caracterização da diversidade genética de etnovariedades de mandioca cultivadas pelos produtores da região norte de MT, visto que a perda da diversidade pode ocorrer por fatores ecológicos ou socioeconômicos. Levando em consideração a eficiência dos marcadores microssatélites, o presente estudo teve por objetivo avaliar a diversidade genética de genótipos de etnovariedades de mandioca cultivada no município de Alta Floresta, MT, via marcadores moleculares microssatélites.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMicrossatélites SSR
dc.subjectEtnovariedade
dc.subjectAlta Floresta-MT
dc.titleMicrossatélite fluorescente na diferenciação de etnovariedades de mandioca cultivadas no município de Alta Floresta, MT.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroMarcador molecular
riaa.ainfo.id1088796
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-07
dc.contributor.institutionAUANA VICENTE TIAGO, UNEMAT-ALTA FLORESTA; ELIANE CRISTINA MORENO DE PEDRI, UNEMAT-ALTA FLORESTA; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; JOYCE MENDES ANDRADE PINTO, CPAMT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNEMAT-ALTA FLORESTA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace