Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088811
Título: Bactérias endofíticas associadas à brachiaria brizantha e cymbopogon sp. e o potencial para fixar nitrogênio.
Autoria: MARINO, C. J. M.
RODRIGUES, B. R. A.
LARA, E. de
FERREIRA, A.
Afiliação: CAMILA JULIANA MEDEIROS MARINO, UFMT-SINOP; BRUCE RAPHAEL ALVES RODRIGUES, UFMT-SINOP; ELIZA DE LARA, FASIPE-SINOP; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 255-258.
Conteúdo: O nitrogênio é um constituinte nutricional essencial para as plantas, presentes em grandes quantidades, que podem ser obtido do solo a partir da decomposição de materiais orgânicos, utilização de fertilizantes, ou pela fixação biológica de nitrogênio atmosférico (N2) (Motta, 2007). Este elemento pode ser encontrado disponível no solo na forma de nitrato, amônia, aminoácidos, peptídeos e purinas (Barbosa et al., 2012). As plantas possuem habilidade de absorver esse nitrogênio quando disponível em sua forma de íon nitrato (NO3-) e amônio (NH4+), no entanto o nitrogênio presente na atmosfera se encontra em sua forma molecular (N2) inacessível para as mesmas (Gírio, 2014). Desta forma, a fixação biológica de nitrogênio (FBN) ocorre pela ação de bactérias diazotróficas, que possuem nitrogenases que promovem a redução do N2 atmosférico em compostos úteis para planta (Nunes, 2013). Estes organismos podem ser encontrados de forma livre, como endofíticos obrigatórios ou facultativos e simbióticos (Silva, 2015). As bactérias diazotróficas fazem parte do grupo de bactérias denominado rizobactérias presentes com grande variabilidade no solo capazes de colonizar raízes de plantas promovendo efeito positivo sobre elas (Nunes, 2013). Os processos pelo qual as rizobactérias favorecem o crescimento de planta, por meio de ação direta, envolvem o estímulo da nodulação de plantas leguminosas, a fixação assimbiótica de nitrogênio, a produção de hormônios, produção de fosfatases entre outros fatores (Ribeiro, 2010). Bactérias diazotróficas do gênero Azospirillum, Herbaspirillum e Burkholderia, entre outras, podem ser responsáveis pelo suprimento de N em gramíneas forrageiras do tipo braquiária. A adubação nitrogenada é um método utilizado para aumentar a disponibilidade de nitrogênio em plantas, porém quando aplicados ao solo sofrem grandes perdas por lixiviação ou por volatilização, tornando-se um processo de alto custo para o produtor, além de o consumo ser em larga escala (Sartor, 2009). Desta forma, como saída sustentável torna-se necessário a exploração do potencial de fixação de nitrogênio (FBN) atmosférico em gramíneas (Silva, 2010). No presente estudo objetivou-se isolar bactérias endofíticas de folhas de Brachiaria brizantha cv. Marandu e de Cymbopogon sp. e avaliar a capacidade desses isolados fixar nitrogênio.
Thesagro: Bactéria
Brachiaria brizantha
Capim limão
Fixação de nitrogênio
Palavras-chave: FBN
Sinop-MT
Cymbopogon sp
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-cpamt-af-bacterias-endofiticas-brachiaria-brizantha-cymbopogon-potencial-fixar-nitrogenio-p-255-258.pdf410,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace