Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088895
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ISOTTON, B. J.
BOTELHO, F. M.
BOTELHO, S. de C. C.
ALMEIDA, L. C. B. de
Additional Information: BRINY JUSSARA ISOTTON, ENGENHEIRA AGRICOLA E AMBIENTAL-SINOP; FERNANDO MENDES BOTELHO, UFMT-SINOP; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; LAYANNE CRISTINA BUENO DE ALMEIDA, UFMT-SINOP.
Title: Efeito da radiação solar direta na qualidade de grãos do milho.
Publisher: In: SEMINÁRIO NACIONAL [DE] MILHO SAFRINHA, 14., 2017, Cuiabá. Construindo sistemas de produção sustentáveis e rentáveis: anais. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2017. p. 566-571.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Maria Cristina Dias Paes e Claudinei Kappes.
Keywords: BM 740
BM 840
Sinop
Mato Grosso
Description: O Brasil está entre os maiores produtores de grãos do mundo, e o Mato grosso é o maior estado produtor. Dentre as espécies mais plantadas o milho destaca-se sendo a segunda em área plantada e em importância econômica. Todavia, a cadeia produtiva desta cultura sofre com algumas dificuldades, sendo uma dela onde armazenar a produção. Atualmente o país tem um déficit na capacidade estática que compromete principalmente na armazenagem da produção da safrinha que normalmente, é com milho. A capacidade estática de armazenagem do Brasil é inferior à sua produção de grãos, o que é agravado pelo fato de que a produção cresce a uma velocidade superior à da capacidade estática. Segundo recomendação da FAO, a capacidade estática de armazenagem de um país deve ser, pelo menos, igual a 1,2 vezes sua produção agrícola anual. No Mato Grosso, a capacidade estática de armazenamento é de 30,7 milhões de toneladas. Comparada à produção do estado são apenas 38,4%, assim possibilita armazenar menos da metade dos grãos produzidos em um ano safra (CONAB, 2014). Desta forma, no Mato Grosso, não ocasionalmente, os produtores e os armazenista são obrigados a deixar o produto da safrinha, que normalmente é o milho, amontoados ?a céu aberto? em áreas próximas às unidades, totalmente expostos às condições climáticas, ao acesso de animais e insetos praga de grãos armazenados. Com isso, objetivou-se a avaliar a qualidade de grãos de milho sob diferentes condições de armazenamento (granel exposto ao sol, granel sob abrigo e sacaria sob abrigo).
Thesagro: Grão
Milho
Zea Mays
Data Created: 2018-03-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017cpamtsilviabotelhoefeitoradiacaosolarqualidadegraomilho.pdf300,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace