Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089291
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SEIXAS, J. N.
ORLANDO, D. R.
WOUTERS, F.
WOUTERS, A. T. B.
VARASCHIN. M. S.
Raymundo, D. L.
Additional Information: Josilene N. Seixas; Débora R. Orlando; Flademir Wouters; Angelica T. B. Wouters; Mary S. Varaschin; Djeison L. Raymundo.
Title: Aspectos patológicos da intoxicação por aceturato de diminazeno em camelídeos sul-americanos.
Publisher: Pesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v. 37, n. 12, p. 1509-1513, dezembro 2017.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Pathological aspects of diminazene aceturate toxicosis in american camelids.
Keywords: Diminazene aceturate
Neuropatologia
Terapia antiprotozoário
Llama.
Description: Aceturato de diminazeno é um fármaco quimioterápico sintético comumente usado na medicina veterinária para o tratamento de doenças causadas por parasitos hematozoários. Entretanto, seu uso pode levar a efeitos colaterais, como alterações neurológicas graves e morte. A criação de camelídeos é uma atividade recente no Brasil, fazendo-se necessário conhecer mais sobre as doenças que acometem essas espécies. De dez camelídeos (seis lhamas e quatro alpacas) da propriedade, seis tiveram sinais clínicos e, destes, apenas uma lhama com manifestações leves recuperou-se. Os sinais clínicos incluíam apatia, andar cambaleante, fraqueza, sialorreia, cabeça baixa e pendida lateralmente, dificuldade em levantar e dispneia, observados a partir de 18 horas após o uso do medicamento. À necropsia e ao exame histopatológico foram observadas alterações de encefalopatia hemorrágica bilateral e simétrica, mais graves em tronco encefálico e tálamo. Este trabalho descreve as principais lesões observadas em um surto de intoxicação por diminazeno em alpacas (Lama pacos) e lhamas (Lama glama) e alerta criadores e veterinários sobre o risco de intoxicação por aceturato de diminazeno em camelídeos sulamericanos.
Thesagro: Alpaca
Toxicologia
NAL Thesaurus: Neuropathology
Toxicology
diminazene.
Data Created: 2018-03-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aspectospatologicosdaintoxicacaoporacenturatodediminazeno.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace