Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACEDO, J. M. M. de
dc.contributor.authorMEDEIROS, R. da S.
dc.contributor.authorCORREIA, R. C.
dc.contributor.authorFERREIRA, L. C.
dc.contributor.authorSANTIAGO, A. M. dos S.
dc.date.accessioned2018-03-21T00:31:39Z-
dc.date.available2018-03-21T00:31:39Z-
dc.date.created2018-03-20
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL/SOBER NORDESTE, 12., 2017, Itabaiana. políticas públicas e desenvolvimento rural no Nordeste em tempos de crise: anais. Itabaiana: SOBER, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089387-
dc.descriptionO presente estudo foi conduzido com o objetivo de analisar, as inter-relações, bem como as estratégias elaboradas, as práticas implementadas e seus resultados face à promoção do desenvolvimento sustentável, pelos agentes envolvidos nas ações de reestruturação da piscicultura nas cidades de Sobradinho e Casa Nova, localizadas no Território Sertão do São Francisco, na Bahia, nas condições atuais de estiagem prolongada. Com relação à metodologia, tem-se que esta pesquisa é de caráter descritivo, analisada em seus aspectos qualitativos, de estratégias bibliográfica, exploratória e um estudo de caso. A análise dos resultados possibilitou a observação das experiências realizadas pelo Projeto Lago de Sobradinho , executado pela EMBRAPA SEMIÁRIDO em parceria com a CHESF para o fortalecimento da pesca e piscicultura e comprovam que a capacidade de auto-organização local, a riqueza do capital social, o compromisso das instituições em garantir a utilização correta dos recursos materiais, a participação ativa do beneficiário e o sentimento de apropriação do processo pela comunidade são elementos vitais na consolidação do desenvolvimento sustentável, tratando-se de uma dinâmica cultural e política que transforma a vida social. Assim, considera-se que a transformação social em bases sustentáveis não significa somente dar valor aos aspectos ditos sociais, mas deve, também, estar embasada em eixos de desenvolvimento territorial e que apesar do cenário no semiárido ser de escassez de água, o projeto, nesses moldes, vem favorecendo a permanência dos piscicultores na atividade.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto Lago de Sobradinho
dc.subjectDinâmica
dc.subjectSemiárido
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleDinâmicas de desenvolvimento territorial sustentável: a reestruturação da pesca e piscicultura no Projeto Lago de Sobradinho na Bahia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-03-21T00:31:39Zpt_BR
dc.subject.thesagroPolíticas públicas
dc.subject.thesagroDesenvolvimento rural
dc.subject.thesagroPiscicultura
dc.subject.thesagroPesca
dc.subject.thesagroTransferência de tecnologia
dc.subject.nalthesaurusRural development
riaa.ainfo.id1089387
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-20
dc.contributor.institutionJANICLEIA MARIA MORAES DE MACEDO, CPATSA; RENALLY DA SILVA MEDEIROS, Mestranda da UNIVASF; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA; LILIANE CARACIOLO FERREIRA, Professora da UNIVASF; ALVANI MARIA DOS SANTOS SANTIAGO, Professora da UNIVASF.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebert2017.pdf563,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace