Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089783
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBALDISSERA, T. C.
dc.contributor.authorPINTO, C. E.
dc.contributor.authorDALLA COSTA, M.
dc.contributor.authorPASSOS, J. F. M. dos
dc.contributor.authorGARAGORRY, F. C.
dc.contributor.authorSOUZA, J. A.
dc.date.accessioned2018-03-28T00:36:32Z-
dc.date.available2018-03-28T00:36:32Z-
dc.date.created2018-03-27
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 1.; ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO SUL DO BRASIL, 4., Pato Branco, 2017, Anais... Cascavel: UTFPR, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089783-
dc.descriptionOs sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) são alternativas viáveis para a produção sustentável. Missioneira-gigante (Axonopus catharinensis Valls.) é uma espécie forrageira amplamente utilizada em SIPA onde existe a integração de pastagens e árvores. A inoculação de bactérias promotoras de crescimento vegetal podem aumentar a eficiência de produção dessa espécie e de outras forrageiras, garantindo vantagens para o crescimento e desenvolvimento de plantas frente a estresses bióticos e abióticos, como ambientes sombreados ou baixa fertilidade. Foi avaliada a inoculação de 10 isolados bacterianos sobre o crescimento e desenvolvimento da parte aérea e de raízes de missioneira-gigante, além dos tratamentos com inoculante bacteriano comercial de Azospirilum brasiliense e um controle sem inoculação. As plantas de missioneira-gigante foram avaliadas em casa de vegetação durante 41 dias. O isolado bacteriano EEL348 teve efeito positivo sobre características de arquitetura de raízes como comprimento e volume. O isolado comercial testado de Azospirillum brasiliense e o isolado EEL336 apresentaram efeito negativo em diversas variáveis de crescimento e desenvolvimento avaliadas nas plantas de missioneira-gigante. Avaliações por um período mais prolongado e estudos com condições diferentes de cultivo permitirão analisar a viabilidade de produção de inoculante com base nesse isolado bacteriano.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMissioneira-gigante
dc.titleProspecção de isolados bacterianos para o crescimento e desenvolvimento de missioneira-gigante em sistemas integrados de produção agropecuária.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-03-28T00:36:32Zpt_BR
riaa.ainfo.id1089783
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-27
dc.contributor.institutionTiago Celso Baldissera, EPAGRI; Cassiano Eduardo Pinto, EPAGRI; Murilo Dalla Costa, EPAGRI; João Frederico Mangrich dos Passos, EPAGRI; FABIO CERVO GARAGORRY, CPPSUL; Juliana Aparecida Souza, UDESC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumoBaldisseraetal.2017ILPBrasil.pdf94.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace