Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1089800
Título: Controle integrado de Eragrostis plana ness em pastagem de Urochloa brizantha cv. MG5: produção vegetal e animal.
Autoria: GARAGORRY, F. C.
LUSTOSA, S. B. C.
BALDISSERA, T. C.
PINTO, C. E.
PACENTHCHUK, F.
BARBOSA, A. M.
Afiliação: FABIO CERVO GARAGORRY, CPPSUL; Sebastião Brasil Campos Lustosa, UNICENTRO; Tiago Celso Baldissera, EPAGRI; Cassiano Eduardo Pinto, EPAGRI; Fernando Pacentchuk, UNICENTRO; Artur Martins Barbosa, UDESC.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 1.; ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO SUL DO BRASIL, 4., Pato Branco, 2017, Anais... Cascavel: UTFPR, 2017.
Conteúdo: Eragrostis plana Nees tem por características um baixo valor nutritivo, alto potencial de produção de sementes e competição por recursos conferindo, uma agressividade para dominar a comunidade vegetal com perdas em biodiversidade e redução da produção animal. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção vegetal e animal em pastagem de Urochloa brizantha cv. MG5, invadida por E. plana. Os tratamentos consistiram na aplicação localizada de glifosato, associado ou não a sobressemeadura de Sorghum bicolor cv. Don Verdeo. O delineamento experimental foi casualizado em blocos com três repetições. O método de pastejo foi contínuo com taxa de lotação variável, ajustado para uma oferta de forragem de 12 kg de MS 100kgPV-1dia-1 de novilhas da cruza angus. O experimento foi conduzido de 23/01 a 21/04/2017. Parâmetros da produção primária e secundária foram avaliados. Não houve diferença (p>0,05) entre os tratamentos pelo teste de Tukey. Houve diferença (p<0,05) entre os períodos de avaliação, influenciados pelo final de ciclo do pasto. A massa de forragem média foi 3.987,50 kg MS ha-1, taxa de acúmulo 45 kg MS ha-1dia-1, produção de forragem total 7.793,50 kg MS ha-1. A oferta de forragem real ajustada de 13% PV dia -1, carga média 1.563,50 kg PV ha-1, com ganho médio diário de 0,646 kg animal-1dia-1, e ganho por área de 209 kg PV ha-1 no período. A introdução de sorgo forrageiro não altera o desempenho animal e a produção vegetal.
Thesagro: Capim annoni
Análise de risco de pragas
Erva daninha
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumoGaragorryetal.2017ILPBrasil.pdf729,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace