Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090342
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ABAKERLI, R. B.
ROSA, M. A.
MEDINA, V. M.
GALVÃO, T. D. L.
RODRIGUES, N. R.
TOLEDO, H. H. B. de
FAY, E. F.
MARTINS, D. dos S.
YAMANISH, O. K.
BONIFÁCIO, A.
Additional Information: Rosangela B. Abakerli, Embrapa Meio Ambiente; MARIA APARECIDA ROSA, CNPMA; VALDIQUE MARTINS MEDINA, CNPMF; Tarcilo D. L. GALVÃO, EBDA; Nádia R. RODRIGUES, Unicamp; Heloisa H. B. de TOLEDO, Instituto Adolfo Lutz; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA; David dos Santos MARTINS; Osvaldo K. YAMANISH, UNB; Arlindo BONIFÁCIO, MAPA.
Title: Falso positivo na análise de resíduos de Etilenobis (Ditiocarbamato) em Carica papaya.
Publisher: In: SIMPÓSIO PAPAYA BRASILEIRO, Vitória, ES, 2003. Qualidade do mamão para o mercado interno. Vitória, ES: [S.l.], 2003. p. 668-671.
Language: pt_BR
Keywords: Papaya.
Description: Introdução Os métodos que determinam resíduos de ditiocarbamatos são indiretos e fundamentam-se na quantificação do dissulfeto de carbono (CS2), gerado na hidrólise ácida da amostra bruta. Isto porque os ditiocarbamatos além de apresentarem baixa solubilidade nos solventes comumente utilizados nas extrações de pesticidas são também instáveis durante a homogeneização e manuseio das amostras (Cicotti, 2003). Um dos principais problemas encontrados com essas determinações de resíduos de ditiocarbamatos é quando existe a ocorrência fitogênica de CS2 nas culturas analisadas. Este fato é conhecido para a família das Brassicaceas, onde os valores fitogênicos de CS2 podem equiparar - se aos Limites Máximos de Resíduos (Perz et al., 2000). A geração fitogênica de CS2 e de outros compostos voláteis de enxofre tais como sulfeto de carbonila e ácido sulfídrico é um processo que parece estar relacionado com a degradação de isotiocianatos naturais provenientes, por sua vez, da degradação enzimática dos diferentes glicosinolatos encontrados nas dicotiledôneas. Atualmente é conhecido que o sistema mirosinase/glicosinolato ocorre em pelo menos 16 famílias de plantas incluindo as Caricaceaes (Rodman, 1991). Na família das Caricaceaes o benzilglicosinolato pode ser encontrado em todas as partes da planta, como também o metil-tiocianato e benzil-isotiocianato. Desse modo os resíduos de ditiocarbamatos obtidos por hidrólise ácida devem ser cuidadosamente interpretados em função das espécies analisadas. O objetivo deste trabalho foi estabelecer a faixa de concentração de CS2 fitogênico em Carica papaya L. variedade Golden cultivado sem qualquer exposição a agroquímicos sulfurados.
Thesagro: Resíduo.
Data Created: 2018-04-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abarkelifalso.pdf122.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace