Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1090746
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOBENKO, L. R.
FIGUEIRA, O. A. S. da
MIRANDA, J. H. de
DUARTE, S. N.
GONÇALVES, A. O.
BRICHI, L.
Additional Information: LUIZ RICARDO SOBENKO, ESALQ/USP; LISIANE BRICHI, ESALQ/USP; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; ORIEL ALVES DA SILVA FIGUEIRA, ESALQ/USP; SÉRGIO NASCIMENTO DUARTE, ESALQ/USP; JARBAS HONÓRIO DE MIRANDA, ESALQ/USP.
Title: Sensitivity analysis of hydrus-1d model in the simulation of potassium transport in two brazilian soils.
Publisher: In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 4.; CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 26.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SALINIDADE, 3., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza: INOVAGRI: ABID: UFC, 2017.
Language: en
Keywords: Deslocamento miscível
Dinâmica dos solutos.
Description: O presente trabalho teve por objetivo verificar o desempenho do modelo HYDRUS-1D na simulação do deslocamento do potássio em colunas de solo segmentadas, preenchidas com Latossolo Vermelho Amarelo (S1) e Nitossolo Vermelho (S2), em condições não saturadas. Para tal, os parâmetros de transporte do íon potássio foram obtidos por meio de Breakthrough Curves (BTC), com a aplicação de solução de 1800 mg L-1 de concentração de potássio. A solução foi aplicada nas colunas segmentadas para posterior simulação do perfil da concentração de potássio pelo modelo. A análise de sensibilidade do modelo foi feita por meio do Índice de Eficiência de Nash-Sutcliffe (NSI), impondo-se variações positivas e negativas aos parâmetros de transporte de entrada do modelo. Ao final, pelo resultado das BCT's, observou-se que o solo S2 apresentou maior interação com o íon potássio. A análise de sensibilidade mostrou que os parâmetros condutividade hidráulica saturada, umidade volumétrica na saturação e fator de retardamento apresentaram os valores mais distantes da unidade de NSI, ou seja, foram os que causaram maiores variações para os dois solos estudados, especialmente para S1.
Thesagro: Potássio
Fertirrigação.
Data Created: 2018-04-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018013.pdf679,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace